A sessão desta quinta feira (8) na Câmara de Vereadores de Guarapuava será marcada pela eleição do segundo vice-presidente da Mesa Executiva. A vaga está aberta desde a renúncia da ‘tucana’ Maria José Mandu Ribas, numa das últimas sessões antes do recesso de julho. De acordo com a parlamentar, a decisão foi tomada por “não concordar com a maneira como a mesa está encaminhando os projetos na Casa”.
Embora o cargo seja mais de representatividade do partido que ocupa a vaga do que de poder de decisão, dois vereadores entraram na disputa. Membro do partido com a maior bancada na Câmara, o Cidadania, Samuel da Silva, Samuca, é um deles. “Tenho conversado com outros vereadores e acho que o meu nome será consenso. A não ser que apareça outro nome antes da eleição”, disse ao Portal RSN.
De acordo com Samuca, com três vereadores eleitos, o Cidadania tem “peso” para ter assento na Mesa Diretora. Entretanto, para que isso aconteça, será preciso vencer o vereador Guto Klosowski (PHS), que também vai concorrer à vaga. Ele confirmou a sua disposição ao Portal RSN.
Conforme disse o parlamentar, a sua intenção em participar da Mesa é para garantir que os trabalhos ocorram dentro das normas do processo legislativo. “Tenho conhecimento do Regimento Interno, que é o que ampara e regulamenta o funcionamento político e administrativo da Câmara. Portanto, acredito que posso contribuir de forma positiva com as ações”.
ORDEM DO DIA
Moções de Aplausos e Congratulações voltam a predominar na Ordem do Dia da Câmara de Vereadores de Guarapuava. São três requerimentos assinados pelos vereadores Samuca, Marcio Carneiro e Germano Toledo Alves.
Também entram em votação três projetos de leis ordinários. Dois são de autoria do Executivo e tratam de readequação na estrutura da Secretaria Municipal de Administração. Outro dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água de Guarapuava.
A última apreciação da sessão desta quinta (8) é a proposta de convite ao médico psiquiatra Cleber Ferreira.