Há 10 anos eles têm um encontro marcado com a fé. São cerca de 120 homens que todas as segundas, às 19h, se reúnem na Igreja de Nossa Senhora Aparecida em Turvo. Nas mãos o terço, nas palavras as orações do Pai-Nosso e Ave -Maria. Mas muito mais do que as intenções, o movimento materializa o amor ao próximo.
De acordo com o Padre Gilvan, que é o pároco, após a criação do ‘Terço dos Homens’, os participantes passaram a ter uma ação mais efetiva nas missas. “Eles se sentiram mais à vontade para fazer as liturgias, os cânticos. Antes eram apenas as mulheres que faziam”.
Com o despertar da fé, conforme Juliano Penteado, membro do movimento religioso, há depoimentos de mudanças de comportamento.
Fui coordenador do Terço por muito tempo. Ouvi muitos depoimentos dessas transformações. São pessoas que se reaproximaram da família, deixaram a bebida de lado.
Mas a missão desses homens se estende fora da Igreja. “Já construímos duas casas. Uma delas para uma família que morava em barraco de lona na Localidade Carriel Outra, na Localidade Dodge, para a família que perdeu três filhos que estavam dentro da casa quando esta queimou”.
Conforme Juliano, uma gruta também foi construída na Localidade São José, em homenagem a esse santo. Para essas obras, o movimento arrecada dinheiro e materiais. “Também contribuímos pessoalmente. Tudo no boca-a-boca porque a nossa ação é solidária. Não precisamos sair divulgando como muitos fazem”. Conforme disse Juliano, uma vez por ano eles seguem em romaria até a Aparecida do Norte (SP) para o encontro nacional do movimento.
Leia outras notícias no Portal RSN.