Da Redação
Guarapuava – O dia 12 de abril tem um significado especial para Guarapuava. Há 145 anos, em 12 de abril de 1871, o presidente da então Província do Paraná, Venâncio José de Oliveira Lisboa, por meio da Lei N.º 271, elevou a Vila de Guarapuava à categoria de cidade. A informação é da historiadora Zilma Haick Dalla Vecchia, do Instituto Histórico de Guarapuava. Mas há controvérsias.
De acordo com a professora, a dificuldade de comunicação da época, porém, fez com que os vereadores registrassem a novidade, nas suas atas, somente três meses depois, em 24 de julho do mesmo ano. “Nessa ata, observam-se algumas curiosidades: 1. As reuniões da Câmara eram realizadas às 11 horas da manhã. 2. O vereador que não comparecesse às reuniões deveria pagar multa pela sua ausência. 3. O registro da morte do Brigadeiro Francisco Ferreira da Rocha Loures, ocorrido naquele ano”.
No livro Povoamento de Guarapuava- cronologia histórica, à página 151, o autor Jeorling J. Cordeiro Cleve, afirma que a instalação de Guarapuava como Cidade se deu em 16 de abril de 1871 e de que, um ano depois, a cidade de Guarapuava “contava com uma população de 8.477 habitantes, de acordo com o primeiro Censo Demográfico Nacional”.
(*)
Acrescenta-se ao texto, cópia da Lei N.º 271 e a transcrição das Atas da Câmara de Vereadores de Guarapuava de 12 de abril e de 24 de julho.
"Sessão ordinaria de 12 de Abril de 1871. Presidencia do Snr. Saldanha. As 11 horas do dia, presentes os Senhores Vereadores – Saldanha, Alves Loures…. Senhor Presidente abriu a sessão. Le-se e é aprovada a acta da sessão antecedente. Expediente: Um requerimento de Luis José dos Santos Pacheco, pedindo terreno para edificar vindo com informação favorável do Fiscal. Deferido. Um dito Balbina Maria Antunes pedindo terreno para edificar, vindo favoravelmente informado pelo Fiscal. Deferido. Um dito de José Ferreira Das Neves, com informação favorável do Fiscal. Um dito de Joaquim B… Gonçalves pedindo cincoenta braças em quadra de terreno no rocio desta Villa, no lugar denominado Boqueirão vindo favoravelmente informado pelo Fiscal. Deferido. Um dito de Raimundo Alves do Nascimento pedindo um quarteirão de terreno no segundo quadro da Villa, aquém da casa de Maria Barbosa: ao Fiscal p.ª informação. Dada a hora o Senhor Presidente encerrou a sessão. E para constar lavrou-se a presente acta em que assignão José de Freitas Saldanha, Benjamin Pereira Oliveira, Pedro Alves da Rocha Loures, Pedro Moreira Rubilar, Leandro Jose Soares."
TRANSCRIÇÃO DA ATA DE 24 DE JULHO DE 1871
Continuação da sessão ordinária em 24 de julho de 1871.
Presidencia do Senhor Araujo Jaques.
As honse horas do dia, presentes os Vereadores Araujo Jaques, Carvalho Lima, Pereira de Oliveira, Manoel Cordeiro, Alves Loures e Moreira Rubilar. O Senhor Presidente abriu a sessão. Leu-se um … Araujo Jaques datado de primeiro ……, em que participa que por seu mao estado de saúde não lhe é possível continuar na presente sessão, entrando em discussão sob a Presidencia do Senhor Carvalho Lima. Foi attendido. Leu-se também um officio do Vereador Jose de Freitas Saldanha, com igual data em que participa não poder comparecer a presente sessão, por se ter de ausentar para fora do Município. Entrando em discussão sob a Presidencia do Senhor Araujo Jaques. Foi atendido. Os senhores Vereadores Alves Loures e Mendes Cordeiro que faltaram sem participação requererão verbalmente dispença da multa visto não poderem comparecer a sessão por motivos independentes de suas vontades como fosse moléstia e a distancia em que se achavão desta Cidade: entrando em discussão forão atendidos. Deliberou a Camra oficiar o Vereador supplente Benedicto Mendes de Ramos declarando-lhe que de hora em diante fica ele considerado Vereador do … por fallecimento do Brigadeiro Francisco Ferreira da Rocha Loures. Expediente: Um officio de Presidente da Provincia, com data de 17 de abril do corrente anno, em que comunica que em virtude da lei de 12 de Agosto de 1834, convocava por acto d’aquella data a nova assembleia Provincial para reunir-se no dia 15 de Fevereiro do anno entrante … … ………………………………. corrente anno de que a ……………… que a lei lhe impõem. Leu-se a ….. 12 de Maio do anno corrente ….. Um requerimento de Christiano Keinert pedindo … palmos … entre a sua propriedade e a de …..nina Maria da Luz. Ao Fiscal para informar. Dada a hora, o Senhor ….. a presente acta. Eu, … de …. Secretario a escrevi. Joaquim Ayres de Araujo, Benjamin Pereira de Oliveira, ……. Moreira Rubilar, Norberto Mendes …. ,Carvalho Lima.
(*) Documentos do Instituto Histórico de Guarapuava