Caio Budel
Em 15 de agosto de 1996, o 16º Batalhão de Polícia Militar de Guarapuava deu um grande passo no que diz respeito à igualdade de gênero: o batalhão teve a inclusão da primeira turma de policiais femininas da cidade. Na época, se formaram quarenta policiais e muitas ainda continuam atuando nas mais diversas atividades para segurança no município.
De acordo com a Soldado Danieli, auxiliar de comunicação do batalhão, inicialmente o trabalho de uma mulher na área era visto com maus olhos. “No começo nós sentíamos uma repressão, tanto dentro do ambiente de trabalho como fora. Muitas pessoas achavam que, por sermos mulheres, não éramos capazes de desempenhar um papel como policial”, explica.
Apesar da repressão inicial, atualmente as policias mulheres não encontram problemas para trabalhar. “Com sua feminilidade, gentileza, simpatia, coragem e dedicação, as mulheres demonstraram nesses 18 anos que podem tão bem desempenhar essa profissão que abraçaram para suas vidas e pela qual se dedicam sabendo dividir seu tempo de mães, esposas, mulheres e policiais”, conclui.