22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Há exatos 200 anos, Catedral Nossa Senhora de Belém era criada em Guarapuava

Neste domingo (11), após celebração, haverá almoço festivo na Catedral

1

(Foto: Reprodução/Diocese de Guarapuava)

Criada em 11 de novembro de 1818, a Catedral Nossa Senhora de Belém chega hoje aos seus 200 anos. E a data, como não poderia deixar de ser, renderá uma grande festa.

A partir das 12h deste domingo (11), haverá almoço festivo, de costela de dois fogos com acompanhamentos, para as comemorações ao Jubileu. A festança será após a celebração da missa, que começa às 9h30. A entrada do almoço custa R$ 25 por pessoa.

HISTÓRIA

Considerada uma das igrejas católicas mais bonitas do Estado, a Catedral Nossa Senhora de Belém foi criada por Dom João VI. Sua instituição como Capela Curada deu-se em 1809. Hoje, é impossível falar da história de Guarapuava sem falar desta igreja, afinal, o desenvolvimento inicial do município está intimamente ligado a ela.

(Foto: Reprodução)

Segundo registros da Diocese de Guarapuava, a igreja foi construída por portugueses, que colonizaram a região e passaram a evangelizar os índios que viviam aqui. A primeira missa da catedral foi realizada em 10 de junho de 1810. Anos depois, em 9 de dezembro de 1819, foi instalada a Freguesia de Nossa Senhora de Belém, pelo Tenente Antônio da Rocha Loures, sendo nomeado como seu Pároco e Vigário Colado, o Padre Francisco das Chagas Lima, integrante da Real Expedição e Conquista de Guarapuava. Antes de ser patrimônio guarapuavano, a Paróquia Nossa Senhora de Belém já pertenceu às dioceses de São Paulo, Curitiba e Ponta Grossa.

(Foto: Reprodução)

De 1818 para cá, o exterior e o interior da igreja já sofreram inúmeras modificações. Recentemente, os espaços internos e externos passaram por revitalização, no intuito de preservar o patrimônio histórico, artístico e cultural, incluindo a restauração da pintura interna, conforme a original de 1941.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.