As altas temperaturas das noites de verão podem ser um dos fatores que causam a insônia e trazem dificuldades para dormir. Conforme a médica e pesquisadora do Instituto do Sono, Sandra Doria, a temperatura corporal precisa baixar para que o ciclo do sono ocorra corretamente a cada 24h.
Para que o sono ocorra de forma adequada precisamos ter a temperatura corporal diminuindo no início do sono. No calor quando há aumento da temperatura externa do corpo há a dificuldade maior em equilibrar a temperatura interna para que seja ideal para o sono
Além disso, a quebra da rotina devido às confraternizações, festas, férias e viagens podem também atrapalhar o descanso. Como o sono requer regularidade, se há uma mudança de rotina, é preciso se adaptar aos novos horários para não haver dificuldade de conciliar o sono.
Com a falta de regularidade no horário de dormir e descansar, parte da população utiliza recursos para ficar desperta durante o dia, como café, chás e energéticos. À noite, o excesso de consumo desses produtos pode levar à insônia e então muitos ingerem bebidas alcoólicas para reverter o processo.
Embora facilite o ato de adormecer, o álcool proporciona uma qualidade de sono ruim. A pessoa acorda cansada e, para melhorar o rendimento, toma uma bebida estimulante, entrando assim num círculo vicioso perigoso.
DICAS PARA MELHORAR O SONO
De acordo com a médica, um banho antes de dormir pode ajudar a reduzir a temperatura do corpo. Isto porque, a pessoa sente menos calor antes de pegar no sono. Por isso, ela recomenda manter as janelas abertas para facilitar a ventilação e usar o ar-condicionado ou ventilador para diminuir o calor no ambiente.
Outra recomendação é manter-se hidratado no verão e beber água fria antes de se deitar para aumentar a sensação de frescor. Os pernilongos também podem ser inimigos de uma boa noite, por causa do ruído que fazem. Desse modo, é indicado colocar telas nas janelas ou usar mosquiteiros para evitar a entrada desses insetos no quarto.
Muitas pessoas acreditam que a prática de exercícios perto do horário de dormir pode ajudar. No entanto, Sandra também não indica os exercícios físicos durante o período da noite. Conforme ela, o ideal é fazer algo relaxante como meditar, ler ou ouvir música.
É importante ainda evitar a exposição à luz azul que é a que existe no LED, preferindo as luzes amareladas, alaranjadas e avermelhadas que são feixes que inibem menos a produção de melatonina. As luzes azuis são aquelas emitidas pelo celular, tablets, televisores, computadores.
Leia outras notícias no Portal RSN.