22/08/2023
Geral

Hemepar alerta para falta de doações de sangue durante o inverno

Com a chegada do inverno as doações de sangue caem cerca de 40%, segundo dados do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Somente em Curitiba, são necessárias 150 a 200 doações por dia para manter os estoque regulares. Nas unidades do interior, como é o caso de Guarapuava, este número é um pouco menor, mas também são necessárias doações frequentes.

O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, explica que, em média, são coletadas 12 mil bolsas de sangue por mês no Paraná, mas este número precisa aumentar cerca de 30% para que não haja falta de sangue. O Hemepar distribui sangue e hemoderivados para 384 hospitais do Paraná. Destes, 42 são de Curitiba e Região Metropolitana.

“O sangue tem prazo de validade e por isso precisa ser reposto todos os dias. Além disso, nesta época do ano a média de doadores no Hemepar de Curitiba é de 80 a 100 doadores por dia”, reforça. Hatschbach enfatiza que sábado é o dia de maior movimento nos bancos de sangue. Em compensação, na segunda-feira quase ninguém doa. “Quem tiver a disponibilidade de doar nos dias úteis encontrará um movimento bem menor”.

O processo de doação dura cerca de 40 minutos, passando pela etapa de triagem clínica, triagem hematológica e a doação propriamente dita. É seguro, rápido e não prejudica a saúde do doador. Homens podem doar sangue a cada 60 dias, o que totaliza até quatro doações no período de um ano. Para as mulheres o intervalo de doação é de 90 dias, somando até três doações anuais.

 Em junho o Hemepar lançou o aplicativo Hemogran, que possibilita que os doadores visualizem através do tablet ou do celular (sistema android) conectado à internet as solicitações de doação, os tipos sanguíneos necessários e os endereços dos locais de coleta de sangue mais próximos para doar. Com o aplicativo o usuário também pode mobilizar outras pessoas para que doem sangue. O aplicativo já está disponível gratuitamente.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.