22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Hemocentro adota novos critérios para doação de sangue em Guarapuava

O prazo diminuiu de 30 para 10 dias o período de espera para quem teve covid-19 poder doar sangue. Isto é a partir da recuperação da doença

image00012_4

Hemocentro adota novos critérios para doação de sangue após infecção por covid-19 (Foto: José Fernando Ogura)

O Hemocentro adotou novos critérios para a doação de sangue em Guarapuava. Conforme uma normativa do Ministério da Saúde, o período de espera para quem teve covid-19 poder doar sangue diminuiu de 30 para 10 dias. A contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Assim sendo, mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a doença deve esperar os 10 dias para voltar a doar.

Além disso, as pessoas que tiveram contato próximo com um caso confirmado deverão ser consideradas inaptas pelo período de sete dias após o último contato com essas pessoas. Não apresentando nenhum sintoma, pode doar. Por outro lado, também há aqueles que permaneceram em isolamento voluntário, ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção. Estes deverão cumprir o isolamento indicado e só depois estarão aptos a doar.

Vale reforçar que quem recebeu a vacina contra a covid-19 deve esperar sete dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h. De acordo com a diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Liana Labres de Souza, a normatização não muda os cuidados no momento da doação.

Estamos mudando o cenário dentro da pandemia. As pesquisas já estão mais avançadas. Um dos pontos da decisão é que há baixo risco de transmissão do vírus SARS-CoV-2 por transfusão sanguínea. Contudo, o que não muda em nada são as orientações das medidas de proteção para evitar contaminação, com a higienização de superfícies e dos instrumentos, uso de antissépticos, além da manutenção do distanciamento entre os doadores.

No ano passado 177.160 pessoas se candidataram para doar sangue e a Hemorrede coletou 151.054 bolsas nas 22 unidades do Paraná. Conforme o Homocentro, o aumento nos casos de covid-19 não diminuíram as doações de sangue em Guarapuava. No entanto, o órgão pede que as pessoas continuem doando, já que os municípios da Região também são atendidos pelo estoque.

PARA DOAR

Assim, para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Já os menores de idade devem ter autorização e presença do responsável legal. Mas os doadores maiores de 59 anos devem, preferencialmente, permanecer em casa durante a pandemia.

Outro critério é que o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação). Por fim, deve apresentar documento oficial com foto.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.