O Hemocentro de Guarapuava vai abrir no feriado de Carnaval para quem quiser doar sangue. O atendimento vai ocorrer no horário normal de funcionamento, mas é preciso agendar um horário pelo telefone.
De acordo com o Hemocentro, os estoques de sangue em Guarapuava estão dentro da normalidade. Mesmo assim, a população pode fazer a doação para manter os níveis.
NO ESTADO
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforça a urgência para a doação de sangue no Estado, em especial dos tipos O- e A-. O pedido é feito, principalmente, devido ao feriado de Carnaval. Isso porque, algumas unidades da rede estarão fechadas ou atendendo em dias específicos para novas doações.
Em janeiro, as 22 redes do Hemepar distribuídas pelo Paraná registraram 14.770 doações, superior ao mesmo período do ano passado, com 12.408 coletas.
DOAÇÃO
Os homens podem doar sangue a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e ocorre o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio).
Em seguida, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, é importante ressaltar a validade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ter a liberação.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade precisam ter autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado. Além disso, é necessário apresentar documento oficial com foto.
O Hemocentro de Guarapuava abre das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mas a doação de sangue só ocorre das 8h às 14h, sob agendamento pelo telefone (42) 3621-3678.
Leia outras notícias no Portal RSN.