22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Saúde

Hemocentro de Guarapuava está precisando de doações de sangue

Na pandemia, as doações diminuíram, mesmo sendo seguro doar sangue. E o Hemocentro toma todas as medidas de segurança contra à covid-19

blood-5427229_1280

Hemocentro de Guarapuava está precisando de doações de sangue (Foto: Reprodução/Pixabay)

Diante da pandemia da covid-19, as doações de sangue diminuíram. Contudo, é seguro fazer doações nesse período. E o Hemocentro Regional de Guarapuava está precisando de mais doadores.

De acordo com o diretor do Hemocentro, Fernando José Guiné, os cuidados na hora de doar sangue foram redobrados. “É totalmente seguro, tanto que o nosso trabalho não foi interrompido em momento algum desde o início da pandemia. Entre os cuidados tomados estão: doações somente sob agendamento para evitar aglomerações. Bem como, redução do número de doadores na sala de coleta, disponibilidade de álcool gel, exigência do uso de máscaras e utilização de todos os equipamentos de proteção necessários pelos nossos servidores”.

Além disso, o Hemocentro precisa sempre de todos os tipos de sangue. Mas o tipo ‘O Negativo’ é imprescindível no estoque. Conforme Guiné, cada doação afeta diretamente a vida de alguém.

Cada bolsa de sangue coletada podem ser extraídos até quatro hemocomponentes, por isto se diz que cada doação pode salvar quatro vidas.

REQUISITOS

Entretanto, não é apenas chegar no local e fazer a doação, são necessários alguns requisitos para garantir que não ocorram problemas. Os doadores precisam estar com a saúde em perfeito estado. E também ter peso superior a 50 quilos. Além disso, é necessário apresentar documento com foto, ter entre 16 e 60 anos (entre 16 e 18 anos acompanhados dos pais ou responsáveis).

Por fim, para mais informações ou agendamento, os interessados podem ligar pelo telefone (42) 3 622-2819.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo