22/08/2023



Saúde

Hemocentro de Guarapuava solicita doações

imagem-13746

Guarapuava – O Hemocentro da cidade pede para que pessoas com o sangue tipo “O negativo” se dirijam ao local para doação. Atualmente, o estoque desse tipo sanguíneo está zerado no Hemocentro de Guarapuava – o “O negativo” é um dos tipos mais raros, correspondendo a 9% do total de sangue da população brasileira.

“A pessoas que possuem o O- são doadoras universais, por isso esse tipo de sangue é muito solicitado em cirurgias e hemodiálises, por exemplo”, comenta a assistente social do Hemocentro de Guarapuava, Maristela Sacks. Ela destaca ainda que os tipos sanguíneos com fator “RH negativo” são mais difíceis de serem encontrados no Brasil, sendo mais comuns em pessoas de origem européia.

“Normalmente em nossos estoques temos de 15 a 20 bolsas de O- negativo, enquanto dos outros tipos temos de 60 a 80”, compara Maristela. Os interessados em doar sangue podem procurar o Hemocentro de Guarapuava, localizado na Rua Afonso Botelho, 134, portando documento de identificação. O atendimento é realizado das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 17h30. O telefone para contato é o (42) 3622-2819.

Cleyton Lutz – Rede Sul de Notícias

Foto: divulgalção

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo