Curitiba – O conselheiro Hermas Brandão assume hoje, quinta-feira (15), a presidência do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em sessão solene marcada para as 15 horas. Também tomam posse os conselheiros Fernando Augusto Mello Guimarães, vice-presidente, e Caio Marcio Nogueira Soares, corregedor-geral. A nova cúpula diretiva do TCE-PR foi eleita por unanimidade de votos na sessão plenária do dia 11 de dezembro passado.
Hermas Brandão substitui o conselheiro Nestor Baptista no cargo. Tenho a certeza que o novo presidente, com sua larga experiência administrativa e política, manterá o Tribunal em seu caminho de modernização, transparência e numa cada vez mais efetiva fiscalização sobre a correta aplicação dos recursos pelos entes públicos paranaenses, afirma Nestor Baptista. A Lei Orgânica (Lei Complementar 113/2005), em vigor desde 2006, estabelece mandato de dois anos para a cúpula administrativa do TCE, sem a possibilidade de reeleição.
Aos 65 anos, Hermas Brandão acumula mais de três décadas de experiência administrativa. Foi prefeito de Andirá (Norte do Estado), secretário estadual de Agricultura, deputado estadual por seis mandatos consecutivos (entre 1982 e 2006) e presidente da Assembléia Legislativa do Paraná. Assumiu o cargo de conselheiro do TCE em março de 2007, por indicação da Assembléia.
Especialista em Direito Público, Fernando Augusto Mello Guimarães, 51 anos, ingressou no TCE por meio de concurso público para procurador do Ministério Público de Contas, onde atuou também como procurador-geral. É conselheiro desde dezembro de 2002 e, até o ano passado, exercia o cargo de ouvidor e corregedor-geral do Tribunal.
Caio Marcio Nogueira Soares, 64 anos, é conselheiro do TCE desde março de 2006, depois de ter ingressado no Tribunal em 2000, como auditor. Exercia o cargo de vice-presidente desde junho de 2008, com a aposentadoria compulsória (por completar 70 anos) do então ocupante do cargo, o conselheiro Henrique Naigeboren.
(Da assessoria)