Da redação
Esta Quarta Feira de Cinzas (18) marca o começo da Quaresma para os cristãos. As celebrações na Catedral Nossa Senhora de Belém, no Centro de Guarapuava, serão realizadas em três momentos: às 7h, às 12h e às 19h, momentos em que os católicos recebem o sinal da cruz na testa, marcado com cinza.
A origem do nome é puramente religiosa e as cinzas utilizadas no ritual são da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Segundo a Igreja Católica, este dia está previsto no calendário gregoriano, e é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
De acordo como site da Canção Nova, o início coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias entre esta quarta feira e a sexta feira anterior ao domingo de Páscoa.