Esta quarta (16) será um marco para as eleições municipais também em Guarapuava. Trata-se do último dia previsto para as convenções que definirão as candidaturas para a sucessão do prefeito Cesar Silvestri Filho na Prefeitura.
Assim, deve ser homologada a candidatura majoritária do bioquímico Celso Goes (Cidadania). Ele poderá o advogado Samuel Ribas Abreu (PSD) como vice. Entretanto, a incógnita está por conta do vereador Rodrigo Crema (PSL).
De acordo com o calendário político desta quarta (16) em Guarapuava, as definições devem estar ‘sacramentadas’ até às 21h.
GRUPO MATTOS LEÃO
Portanto, amanhã começa com a convenção do PSL, a partir das 9h, na rua Afonso Alves de Camargo, 1775, centro. A expectativa gira em torno do nome do vereador Rodrigo Crema. Nos últimos dias eles vem sendo apontado para encabeçar a chapa majoritária do grupo Mattos Leão. Entretanto, há resistência dentro da família do vereador. Outro entrave paira na profissão do vereador. Ele é médico e disse ao Portal RSN que não pretende deixar de exercer a medicina.
Caso, Crema decline da indicação, o PSL pode contar com o também médico José de Mattos Leão. Recentemente, ele lançou-se como pré-candidato pelo partido do presidente Jair Bolsonaro.
Ainda pelo Grupo Mattos Leão, às 14h, no mesmo local, o PTB também se reúne podendo indicar o empresário Leonardo B. Mattos Leão ou o psicólogo Fernando Guine. Ambos podem ser candidatos a prefeito ou a vice. Em seguida, será a vez do PSB fazer a convenção.
GRUPO CARLISTA
As convenções que deverão decidir os rumos do grupo político liderado pelo ex-prefeito Fernando Ribas Carli começará às 13h. Os primeiros convencionais a se reunirem no Grand Hotel serão os do PP. Em seguida, às 14h, será a vez do PSDB. Posteriormente, às 15h, o PSD decide se Samuel Ribas ocupará a vaga de vice na chapa de Celso Goes (Cidadania).
O advogado preencherá a lacuna deixada pelo ex-deputado Bernardo Ribas Carli, falecido há dois anos. Assim como deverá ter as ‘bençãos’ de Fernando Carli. O ex-prefeito anunciou nessa segunda (14) que deixará de concorrer. Com idade avançada e integrando o grupo de risco, Carli disse que há seis meses está em quarentena.
Assim, o nome de Samuel Ribas de Abreu desponta como uma nova liderança para seguir e preservar o legado deixado pelo ex-prefeito e pelo ex-deputado.
GRUPO SILVESTRI
Com quatro partidos aliados em torno do nome de Celso Goes, o grupo liderado pelo prefeito Cesar Silvestri começará as convenções às 8h. O primeiro é o Podemos que faz a convenção até às 11h, na Câmara de Vereadores. Já o PRO se reúne no mesmo local, das 14 às 17h. Entretanto, o Cidadania, partido que homologará a candidatura de Celso Goes a prefeito se reúne virtualmente das 17h às 19h.
De acordo com fonte ligada à coordenação, será pela plataforma Zoom. Já o PL fará a convenção das 9h às 11h em endereço no bairro Trianon. Conforme a expectativa do grupo, no mínimo, outros três partidos estarão na frente composta pelo grupo situacionista.
Leia outras notícias no Portal RSN.