22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Hoje é o Dia D contra o aedes aegypti em Guarapuava

Agentes vão percorrer a região central orientando e vistoriando casas e comércios

dengue_captura23

(Foto: Divulgação SESA)

A Vigilância Sanitária e o Departamento de Epidemiologia, da Secretaria de Saúde de Guarapuava, promovem duas importantes ações neste fim de semana em relação à dengue e também à febre amarela. Nesta sexta (12) as equipes estarão em toda área central de Guarapuava.

“As equipes vão orientar e fazer vistorias nas residências e estabelecimentos comerciais, para identificação e remoção de focos do aedes aegypti”, informou o diretor da Vigilância Sanitária e Ambiental de Guarapuava, Rodrigo Córdova.

Já neste sábado (13) será o Dia D de vacinação contra a febre amarela. “Todas as Unidades Básicas de Saúde vão estar abertas para a imunização. Essa prevenção é importante, pois a Secretaria de Estado da Saúde confirmou o quarto caso de febre amarela no Paraná”, afirmou a chefe de Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

É preciso apresentar a carteira de vacinação e, caso não tenha, um documento com foto. “Quem já tomou a vacina uma vez na vida está protegido da doença”, reforçou Chayane. A vacina é recomendada a partir de 9 meses até 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos precisam de liberação médica.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.