O dia 11 de agosto é a data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil e é também o Dia do Advogado. Esse dia é também conhecido como o "Dia do Pendura", uma tradição do início do século 20, quando comerciantes costumavam homenagear os estudantes de Direito deixando-os comer de graça. O dia é até hoje temido nos restaurantes, pois dizem que a tradição de comer sem pagar continuou a ser seguida.
A data comemorativa surgiu logo após a Independência do Brasil, onde já se realizavam debates na Assembléia Constituinte, e depois na Assembléia Legislativa, em prol da criação dos cursos jurídicos. Em 11 de agosto de 1827 foram criados os dois primeiros cursos, um em São Paulo, outro em Pernambuco (Olinda), instituindo, assim, como Dia do Advogado.
O presidente da OAB Guarapuava, Alexandre Barbieri Neto, que maior desafio enfrentado pela classe é a morosidade da justiça. “Quando enfrentamos o problema de demora na justiça sofremos junto com os cidadãos que tem o direito de ter o seu problema resolvido”, diz o presidente.
Barbieri destaca que a alegria da profissão é ver que através do seu trabalho a justiça está sendo feita. E o ponto negativo é quando toda a classe é julgada pelo trabalho ruim de alguns profissionais de Direito. “Trabalhadores ruins existem em todas as profissões. Mas garanto que a maioria dos advogados trabalham de forma honesta, são poucos que desvirtuam a profissão”, fala