22/08/2023
Cotidiano

Hoje é sexta-feira, dia 13! Passar debaixo da escada atrai azar, diz a superstição

imagem-3243

Guarapuava – Cuidado! Hoje é sexta-feira, 13, dia que para muitos é considerado perigoso.
“Eu não passo debaixo da escada nunca porque atrai azar. Hoje, então, se puder nem de casa saio”, diz a diarista Madalena Ferreira.
A dona de casa Maria Aparecida Soares diz que respeita a tradição que herdou da sua avó. “Quando a sexta-feira é 13 amanheço com galhos de arruda detrás da orelha que é espantar qualquer mau agouro”, ensina.
A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos.
Explicações para isso é o que não faltam, principalmente na oralidade popular. “Minha avó sempre dizia que Jesus morreu numa sexta-feira e a Santa Ceia tinha 13 pessoas – os 12 apóstolos e mais o Nosso Senhor”, resgata Maria Aparecida.
Outra explicação está embasada em duas lendas da mitologia nórdica, segundo A Origem da Sexta-Feira 13.
Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
A segunda lenda envolve a deusa do amor e da beleza Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas que caíssem sobre as pessoas.

O 13
Mas o que tem a ver número 13? Segundo “A Origem da Sexta-Feira 13”, a crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura.
Várias interpretações, entretanto, cercam esse número.
Para se ter uma idéia, em vastas regiões do planeta – até em países cristãos – o 13 é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Na Índia, por exemplo, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda.
Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas.
Nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, “E pluribus unum” (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.
Há pessoas, porém, que desacreditam no azar que esse dia pode provocar. “Para mim o número 13 é meu amuleto da sorte e a sexta-feira é o melhor dia da semana, pois anuncia que o final da semana está chegando. Os dois juntos, então, só dá muita sorte”, diz a acadêmica de História, Karina Lochanski. Para ela, as superstições estão ligadas aos mais antigos. “Cada superstição tem uma história que era criada para impor alguma regra, principalmente, às crianças. Vejo dessa forma”, diz.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.