Um homem de 33 anos abandonou uma cadela da raça Poodle prenha, em Guarapuava, nessa terça (20). Mas um funcionário do Canil Municipal, de 43 anos, testemunhou o crime e deteve o tutor até a Polícia Militar chegar. O homem vai responder criminalmente, e a cachorrinha está sob cuidados do canil.
Conforme o Departamento de Proteção Animal (DPA) da Secretaria de Meio Ambiente, um homem chegou até o canil com uma cachorrinha, dizendo que encontrou o animal. Ele relatou que ela estava na rodovia BR-277, e que ela havia sido atropelada.
Entretanto, o profissional recebeu o animal e verificou que não tinha ferimentos. Então ele foi atrás do homem para questioná-lo sobre a situação. Mas o homem continuou dizendo que encontrou o animal. Neste momento, o funcionário viu uma corrente com o homem, e decidiu acionar a polícia para os procedimentos cabíveis.
De acordo com a ocorrência da Polícia Militar (PM) a equipe foi até o local para atender a situação de maus-tratos a animais e encaminhou as partes para os procedimentos de Polícia Judiciária. Vale lembrar que no Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98.
Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, houve um aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.
CANIL MUNICIPAL DE GUARAPUAVA
O Canil Municipal de Guarapuava abriga, hoje, mais de 300 cães, entre adultos e filhotes. Destes, pelo menos 280 estão aptos para a adoção. O canil também está aberto à visitação, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também há a possibilidade de agendamento no fim de semana.
Para adotar, basta ser maior de idade e levar o documento. O tutor deve assinar um termo que confirma a responsabilidade para com o animal. Além disso, ele tem direito de castração gratuita pelo programa Castramóvel.
Leia outras notícias no Portal RSN.