22/08/2023



Em Alta Guarapuava Segurança

Homem abandona cadela prenha, da raça Poodle, em Guarapuava

Um funcionário do Canil Municipal testemunhou o crime e deteve o homem até a Polícia Militar chegar. Ele vai responder criminalmente

Um homem de 33 anos abandonou uma cadela da raça Poodle prenha, em Guarapuava, nessa terça (20). Mas um funcionário do Canil Municipal, de 43 anos, testemunhou o crime e deteve o tutor até a Polícia Militar chegar. O homem vai responder criminalmente, e a cachorrinha está sob cuidados do canil.

Conforme o Departamento de Proteção Animal (DPA) da Secretaria de Meio Ambiente, um homem chegou até o canil com uma cachorrinha, dizendo que encontrou o animal. Ele relatou que ela estava na rodovia BR-277, e que ela havia sido atropelada.

Entretanto, o profissional recebeu o animal e verificou que não tinha ferimentos. Então ele foi atrás do homem para questioná-lo sobre a situação. Mas o homem continuou dizendo que encontrou o animal. Neste momento, o funcionário viu uma corrente com o homem, e decidiu acionar a polícia para os procedimentos cabíveis.

De acordo com a ocorrência da Polícia Militar (PM) a equipe foi até o local para atender a situação de maus-tratos a animais e encaminhou as partes para os procedimentos de Polícia Judiciária. Vale lembrar que no Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98.

Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, houve um aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

CANIL MUNICIPAL DE GUARAPUAVA

O Canil Municipal de Guarapuava abriga, hoje, mais de 300 cães, entre adultos e filhotes. Destes, pelo menos 280 estão aptos para a adoção. O canil também está aberto à visitação, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também há a possibilidade de agendamento no fim de semana.

Para adotar, basta ser maior de idade e levar o documento. O tutor deve assinar um termo que confirma a responsabilidade para com o animal. Além disso, ele tem direito de castração gratuita pelo programa Castramóvel.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo