22/08/2023
Guarapuava Segurança

Homem morre atropelado na estrada do Guairacá

Nelson Fiuza sofreu traumatismo craniano e morreu dentro da ambulância do Samu. Autor do atropelamento fugiu sem prestar socorro à vítima

nelson fiuza1

Morador Nelson Fiuza (Foto: Reprodução/Facebook)

Um morador da localidade de Matinhos, em Guarapuava, é mais uma vítima da insegurança que existe na estrada de acesso ao distrito de Guairacá, a dois quilômetros do Salto São Francisco. Nelson Fiuza estava de bicicleta e sofreu um atropelamento fatal. De acordo com o Samu, que atendeu a ocorrência, o acidente ocorreu volta das 19h16 desse domingo (10).

A vítima sofreu traumatismo craniano grave. Conforme o Samu, Nelson foi intubado, e após uma parada cardiorrespiratória, foi reanimado. No entanto, não resistiu e morreu. O corpo foi levado para a Upa do Trianon  até a chegada do Instituto Médico legal (IML). O autor do atropelamento fugiu sem prestar socorro à vítima. “O paciente morreu às 21h”.

Moradores entraram em contato com o Portal RSN. Eles estranham o fato da bicicleta de Nelson estar intacta. “Não havia nenhum espelho na pista”. Outro fato é que essa ocorrência não consta no boletim diário da Polícia Militar. “Como ninguém noticiou recorremos à RSN”.

A demora na liberação de corpos marca mais de 20 horas de trabalho do IML. Com três corpos, dos quais, um homicídio e dois acidentados, às 16h40 o corpo de Nelson ainda não tinha sido liberado para os familiares. O Portal RSN entrou em contato com o IML, mas ninguém pode falar sobre o assunto.

PERIGO NA ESTRADA

O perigo que corre pela estrada de acesso ao Guairacá é diário. A rodovia é estreita e sem acostamento. Veículo, incluindo caminhões carregados com madeira, disputam espaço com pedestres e ciclistas. Além disso, as precárias condições da pavimentação e o mato que cresce à beira da estrada contribuem para a insegurança do trecho.

A polêmica sobre de quem é a responsabilidade da estrada se arrasta por décadas. Nem o Estado e nem o município assumem a revitalização que é necessária e urgente. Para tratar desse assunto a Câmara de Vereadores de Guarapuava criou uma Comissão de Assuntos Relevantes. A comunidade se organiza no coletivo ‘Juntos pela estrada do Guairacá’.

Audiência pública já debateu o assunto e um abaixo-assinado com 1,5 mil assinaturas encontra-se na Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A estrada dá acesso ao Salto São Francisco, um dos principais pontos turísticos de Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.