22/08/2023
Região Segurança

Homem que matou ex-namorada é condenado a 30 anos em Pinhão

O homem matou a ex-namorada por asfixia, por não aceitar o fim do relacionamento. Em seguida, ateou fogo no carro em que estava o corpo

algema

Homem que matou ex-namorada é condenado a 30 anos em Pinhão (Foto: Ilustrativa)

Diferente do cancelamento do julgamento de Luis Felipe Manvailer nesta quarta (10) em Guarapuava, acusado de matar a esposa Tatiane Spitzner em 22 de julho de 2018, em Pinhão o Tribunal do Júri condenou a 30 anos, 5 meses e 27 dias de reclusão em regime fechado, Marcos Adão Caldas, que matou por asfixia, a ex-namorada Elaine Cristina Oliveira Machado de 23 anos, por não aceitar o fim do relacionamento.

Em seguida, ele ateou fogo no carro em que estava o corpo da vítima. O crime ocorreu em 5 de julho de 2019 e ele foi preso na noite de 8 de julho de 2019, no bairro Cascavel em Guarapuava. A condenação é por homicídio qualificado (feminicídio, meio cruel e motivo torpe), ocultação e destruição de cadáver e incêndio.

DECISÃO

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Pinhão, o crime ocorreu contra a mulher em razão de sua condição do sexo feminino. Além disso, no âmbito de violência doméstica, por meio cruel (asfixia). E ainda, por motivo torpe, vez que o réu não aceitou o fim do relacionamento.

Após praticar o feminicídio, o autor do crime na tentativa de ocultar o corpo, ateou fogo no veículo em que estava a mulher, em uma estrada vicinal na Localidade de Faxinal dos Soares, em Reserva do Iguaçu. Por fim, a decisão manteve a prisão preventiva do réu, e nega o direito de recorrer em liberdade. Isso porque considerou-se o “grau de brutalidade do delito praticado e a periculosidade concreta do acusado”.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.