O boletim semestral da Secretaria de Segurança do Paraná (Sesp), demonstrou uma queda significativa nas ocorrências de homicídio doloso no primeiro semestre de 2021, na 7ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), com sede em Guarapuava. Conforme os dados, no mesmo período do ano passado, houve 43 registros deste tipo de crime.
Desse modo, nos primeiros seis meses de 2021, a polícia registrou 23 ocorrências Região. Redução de 86%. Dessas, 16 ocorreram em Guarapuava. Já em Candói, Pinhão e Santa Maria do Oeste houve duas mortes em cada município. Campina de Simão registrou uma morte em janeiro. A 7ª Aisp abrange 14 municípios da Região.
O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, afirmou que a redução se deve a uma estratégia específica. Tais melhorias ocorrem por meio de operações com ação direta e inteligência policial, além da contribuição do distanciamento social imposto pela pandemia da covid-19.
Conseguimos trabalhar de forma efetiva para que a Polícia Militar estivesse presente nos locais de maior necessidade, com o patrulhamento preventivo e ostensivo, assim como as investigações da Polícia Civil, que foram mais intensas no último semestre. A integração das forças policiais contribuiu muito.
OUTROS TIPOS DE MORTE
Além disso, no primeiro semestre de 2020, a 7ª Aisp não registrou roubos com mortes. Já nos seis primeiros meses deste ano, houve duas ocorrências. Conforme as informações da Segurança do Estado, uma em Candói e uma em Guarapuava. O boletim ainda revela um aumento em crime do tipo lesão corporal com morte. Entre janeiro e junho do ano passado, apenas Pinhão contabilizou uma morte do tipo.
Ainda conforme os dados da Sesp, neste ano, houve três registros: dois em Guarapuava e um em Reserva do Iguaçu. Por fim, no primeiro semestre de 2020, duas mulheres foram vítimas de feminicídio na Área Integrada. Por fim, em 2021, não houve registros deste crime.
Leia outras notícias no Portal RSN.