O horário eleitoral gratuito e obrigatório começa nesta terça feira (21), em todos os canais de TV aberta e também nas estações de rádio. A propaganda eleitoral nestes veículos é considerada por muitos candidatos, como o grande trunfo da campanha, já que são meios onde podem se alcançar um grande público. Contudo a opinião dos candidatos não parece ser a mesma dos eleitores. A equipe da RSN foi as ruas para ouvir a pessoas, e descobriu que muitos não apreciam a ação dos candidatos na TV e nos rádios.
Sirlene Ribeiro de 73 anos, é aposentada, e não assiste aos programas. Segundo ela os programas eleitorais não possibilitam informações necessários para que os expectadores possam conhecer realmente o candidato. “Com o programa a gente não fica conhecendo direito o candidato, a história dele”, afirma Sirlene.
Dolis Niechr e Albino Pieras também concordam com Sirlene.Com muito tempo participando da vida política da cidade, eles dizem conhecer bem os candidatos. Para eles, a amizade e a história do candidato valem mais que o programa eleitoral nos veículos de comunicação . “ A gente já tem uma amizade, conhece as pessoas, sabe quem realmente coloca as patrolas nas ruas”, afirma Dolis.
Contudo há aqueles que acreditam sim, que a propaganda política pode influenciar e mudar o resultado de uma eleição “ Acho que a mídia influencia bastante nestes casos,iz Mauro Vieira Carvalho. Porém, Mauro acredita que os candidatos devem apresentar mais propostas e conteúdo em seus programas. “ Precisa de conteúdo, não adianta ir lá e falar coisas nada a ver, sem sentido, cantar versinhos e coisas assim”.
NA PONTA DA LÍNGUA
Outro problema para os candidatosvai ser alterar o pensamento dos eleitores quanto ao voto, já que boa parte dos entrevistados pela RSN, já tem seus candidatos definidos ou tem sua pretensão de voto bem encaminhada.