Da Redação, com assessoria
A ideia surgiu dentro da sala de aula e envolveu a comunidade. Hoje o projeto Horta Didática da Escola Municipal Carlita Guimarães Pupo é modelo em Guarapuava e em outros municípios do Paraná e santa Catarina.
Desde o início do ano passado, cerca de 70 alunos do 3º ano e também do programa Mais Educação prepararam a terra, adubaram, plantaram e colheram diversos legumes e verduras cultivados na horta de solo e na estufa hidropônica.
A iniciativa motivou os estudantes a enriquecerem a alimentação. “Em uma aula direcionada ao tema saúde e alimentação observei a necessidade de aprofundar o tema, pois a grande maioria dos alunos não possuía o hábito de consumir legumes e verduras", disse a professora Rosangela Fernandes, que coordena o projeto.
Com a ideia formulada, os alunos e a professora resolveram disseminar a novidade para a direção da escola e também para os pais. De terreno inutilizado, o espaço nos fundos da escola passou a ser tratado como parte do sonho. “Aproveitamos o conteúdo passado em sala de aula para mostrar também na prática como funcionavam as diversas formas de preparar a terra, como arar, seja manualmente, com tração animal ou com mini trator, até como plantar, fazer manutenção e posteriormente colher o alimento". Segundo Rosângela, com o apoio da comunidade e principalmente dos pais, o desenvolvimento do projeto se tornou mais eficaz.
Com o andamento do projeto, novos desafios surgiram. A garotada indagou a professora se seria possível cultivar alimentos sem a utilização de terra. Logo foi construída uma estufa hidropônica, que serviu de base para as aulas sobre hidroponia, técnica de cultivar plantas na qual as raízes recebem uma solução nutritiva e balanceada de água e nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. A técnica também pode ser auxiliada pelo uso de substratos inertes, tais como cascalho, areia, lã de rocha, serragem, casca de árvore entre outras. Duas vezes por semana, os alunos vão até a horta preparar o adubo orgânico, plantar, rastelar, podar e colher.
Exemplo
A professora Rosangela Fernandes já participou de palestras para se aperfeiçoar na técnica de hidroponia e apresentou o projeto no 10º Encontro e 2º Simpósio Brasileiro de Hidroponia, em Florianópolis (SC), em setembro, sendo exemplo para outras cidades. O projeto também está em fase de desenvolvimento na Escola Municipal Iná Ribas Carli, no Xarquinho.