22/08/2023
Saúde

Hospitais de Guarapuava cumprem meta da Secretaria Estadual da Saúde

imagem-89380

Da Redação, com agência

Dois hospitais de Guarapuava, São Vicente e Semmelweis,  estão certificados pela Secretaria Estadual do Paraná por cumprirem as metas do projeto “Mãos Limpas, Paciente Seguro”.

O Semmelweis, localizado na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios, foi certificado em todos os setores.

O projeto orienta os profissionais de saúde das unidades hospitalares a intensificar a higiene das mãos com solução alcoólica para aumentar a segurança dos pacientes. Em todo o estado foram certificados 31 hospitais.

“São medidas simples e que não demandam grandes investimentos, mas que fazem toda diferença no controle da infecção hospitalar. Esse é um projeto que teve início em 2013 e não deve parar nunca, sempre com o apoio das equipes de vigilância do Estado”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas.

O diretor-geral da secretaria estadual da Saúde, Sezifredo Paz, destacou que o projeto faz parte da estratégia do Governo do Estado em qualificar a assistência. “O combate à infecção hospitalar é um desafio mundial, principalmente porque vivemos na era das bactérias multirresistentes. Os resultados dessa primeira fase do projeto mostram a seriedade com que as equipes estaduais enfrentaram o desafio e é preciso avançar cada vez mais”.

Segundo ele, o lançamento de projetos como o Hospsus, de apoio aos hospitais públicos e filantrópicos, e o Vigiasus, de qualificação da Vigilância em Saúde, são fundamentais para qualificar a assistência à saúde dos cidadãos e foram determinantes para que o “Mãos Limpas, Paciente Seguro” tivesse a adesão de vários setores dos hospitais.

O Paraná foi o segundo estado brasileiro a adotar a estratégia multimodal de higiene das mãos criada pela Organização Mundial da Saúde, em 2004, com uma proposta denominada “Aliança Mundial para a Segurança do Paciente”. O projeto da OMS estabeleceu como primeiro desafio global a melhoria na adesão à higienização das mãos. O primeiro estado a adotar a estratégia foi São Paulo.

Em junho deste ano, a Secretaria da Saúde abrirá o segundo ciclo do projeto “Mãos Limpas, Paciente Seguro”. Poderão se inscrever hospitais públicos, filantrópicos e privados, inclusive os que já participaram da primeira fase. Os interessados devem entrar em contato com o setor de Vigilância Sanitária Estadual pelo fone 41 3330-4539.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.