O Hospital Cardiológico Costantini vai transmitir quatro casos ao vivo nesta semana durante o 37º Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), que acontece de 8 a 10 de junho, no ExpoTrade, em Curitiba.
No evento, os especialistas da instituição vão realizar dois procedimentos de angioplastia de artéria coronária em pacientes com alta complexidade clínica e anatômica. São pessoas que apresentam fatores de risco ou condições anatômicas que tornam o caso complexo.
O terceiro caso será de uma criança com uma alteração estrutural congênita, que será corrigida por meio de cateter.
O quarto caso ao vivo transmitido direto do Hospital Costantini será procedimento realizado pelo médico Costantino Costantini, que envolve o fechamento do apêndice atrial esquerdo, técnica realizada pela primeira vez no Brasil pelo hospital. A técnica proporciona maior segurança aos pacientes que tomam medicamentos anticoagulantes devido à fibrilação atrial, uma arritmia cardíaca que coloca o paciente em risco de formar coágulos no coração, que podem se desprender e ocasionar um infarto cerebral. Alguns desses pacientes apresentam alto risco de sangramento e a oclusão do apêndice atrial esquerdo, permitindo ao paciente deixar de tomar os medicamentos anticoagulantes.