O hospital próprio para associados da Unimed em Guarapuava já começa a tomar forma. Com uma estrutura inicial abrigando de 35 a 40 leitos, o projeto inclui urgência, unidade de terapia intensiva (UTI) e obstetrícia. E vai atender casos de baixa e média complexidade.
O projeto será implantado no espaço de uma clínica já existente com área construída de 4,5 mil metros quadrados, a Specialité Centro Médico, como explica Elis Carraro, assessora de comunicação da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig). “A previsão de inauguração é de oito meses a um ano, pois o espaço precisa passar por um projeto arquitetônico e pela fase de captação de recursos para que as instalações estejam no padrão da Unimed”.
Em uma entrevista anterior, o presidente da Cooperativa de Médicos em Guarapuava, Moacyr Mierzva, contou que o local vai oferecer também três salas de cirurgia e uma sala ambulatorial. O anúncio do hospital foi feito pelo presidente da Acig ao Portal RSN logo após a aprovação da proposta em fevereiro. Em assembleia extraordinária, 93% dos médicos cooperados presentes votaram favoráveis. Conforme o placar foram 117 votos pela aprovação, contra sete contrários e duas abstenções.
FASES
Com 35 mil beneficiários em Guarapuava e em outros 22 municípios da Região, o superintendente da Unimed, Decio Yvan Sanches Filho, explica que todos os trabalhos são feitos dentro do que as próprias consultorias orientam. “Trabalhando com uma ocupação de cerca de 60, 70%. Vamos fazer quase que todas as cirurgias nesse porte (baixa e média complexidade) para ter capacidade de oferecer segurança dentro do padrão de qualidade”.
De acordo com Decio, ainda terá uma segunda fase, que engloba o aumento de leitos. No entanto, não há um prazo definido para que isso ocorra. Ele também lembra que há alguns anos, a Unimed já havia tentado fazer a implantação da unidade hospitalar, mas a assembleia não aprovou.
Assim, o ofício com a nova proposta ocorreu no ano passado e foi destinado a diversas instituições com a ideia da construção de um hospital da Unimed no município. Em outubro, a intenção ganhou força na classe empresarial com a assinatura de parceria entre a entidade e a cooperativa médica. Com isso, continuou a se fortalecer e teve resultado positivo na assembleia em fevereiro.
Atualmente, Guarapuava conta com os hospitais São Vicente em unidades 1 e 2, Santa Tereza, Hospital Regional e o Semmelweis.
Leia outras notícias no Portal RSN.