22/08/2023



Saúde

Hospital é certificado em projeto estadual

imagem-89542

 Da Redação, com assessoria 

O Hospital Semmelweis de Entre Rios recebeu uma certificação do projeto "Mãos Limpas, Paciente Seguro", da secretaria estadual da Saúde. A instituição, que integra a Fundação Semmelweis e é o único hospital do distrito de Entre Rios e está entre os 31 hospitais do Paraná que tiveram a certificação de todas as unidades, entre Unidade de Terapia Intensiva, setor de clínica médica, ala de internamento, central de materiais, entre outros. 

O projeto "Mãos Limpas, Paciente Seguro" orienta os profissionais de saúde das unidades hospitalares a intensificar a higiene das mãos com solução alcoólica para aumentar a segurança dos pacientes. Ao todo, 51 setores de 31 serviços de saúde foram certificados. 

"São medidas simples e que não demandam grandes investimentos, mas que fazem toda diferença no controle da infecção hospitalar. Esse é um projeto que teve início em 2013 e não deve parar nunca, sempre com o apoio das equipes de vigilância do Estado", disse à Agência Estadual de Notícias a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas. 

O diretor-geral da secretaria estadual da Saúde, Sezifredo Paz, destacou que o projeto faz parte da estratégia do Governo do Estado em qualificar a assistência. "O combate à infecção hospitalar é um desafio mundial, principalmente porque vivemos na era das bactérias multirresistentes". 

A equipe da Vigilância Sanitária Estadual apoiou as equipes profissionais envolvidas nos projetos, encaminhou material gráfico (cartazes, folderes e adesivos) e participou das capacitações profissionais. Durante um ano, foram realizadas 202 capacitações, que envolveram 1.674 profissionais de saúde. A entrega no certificado aconteceu na semana passada. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo