O Hospital Regional, localizado em Guarapuava, tem novo diretor. O psicólogo Fernando Guiné anunciou pelas redes sociais que passa a responder pela direção-geral da Instituição. Ex-candidato a vereador, ex-diretor do Hemocentro, ‘Guinezinho’, como é conhecido, destinou a maior parte da campanha política postando vídeo sobre a cidade. Ele almejava assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico na gestão do prefeito Denilson Baitala. Como isso não ocorreu, ele continua prestando serviço ao Governo do Paraná.
O desafio não será pequeno. Desde que foi inaugurado, o HR ainda não atende com capacidade total. Além dessa demanda, a própria Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), hoje presidida pela esposa de ‘Guinezinho’, a cerimonialista Maria Inês, protagoniza uma campanha. A proposta, idealizada pelo ex-presidente Claudinei Pereira, é transformar o hospital em um centro de saúde com um atendimento mais abrangente, não restrito apenas a especialidades cirúrgicas, mas com portas abertas para outras áreas de atendimento médico.
Essa demanda, entretanto, vem sendo defendida pelo Presidente da Câmara, Pedro Moraes desde o mandato passado. Ele respondia pela presidência da Comissão de Saúde do legislativo municipal. Esse contexto traz à tona a responsabilidade de Guiné não apenas na gestão interna do hospital, mas também na articulação com diferentes setores da sociedade e autoridades locais, para fortalecer o papel da instituição no sistema de saúde de Guarapuava e Região.
O sucesso dessa empreitada dependerá da capacidade dele enfrentar a demanda crescente e expandir os serviços oferecidos à população, como é o desejo da Acig, da Câmara e de outros atores locais envolvidos.
Leia outras notícias no Portal RSN.