22/08/2023



Em Alta Guarapuava Saúde

Hospital Regional soma 3.769 cirurgias em Guarapuava

Entre janeiro e julho deste ano houve 3.573 procedimentos, com destaque para a área de ortopedia, com 1.216 cirurgias em um ano

O Hospital Regional de Guarapuava (HR), soma 3.769 cirurgias feitas pelo centro cirúrgico desde a abertura em 2020. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), deste número, 3.573 procedimentos ocorreram entre janeiro e julho deste ano.

Além disso, de julho a dezembro do ano passado, foram 196 cirurgias, após investimentos da Sesa e da Fundação Estatal de Atenção à Saúde do Paraná (Funeas). Cerca de R$ 15 milhões tiveram origem na Sesa. Conforme o secretário de Estado da Saúde, César Neves, o centro cirúrgico tem capacidade para 500 procedimentos mensais.

Os procedimentos abrangem cirurgias gerais e especialidades como ortopedia, urologia, pediatria, bucomaxilar e cirurgias de cabeça e pescoço. A área de ortopedia registrou a maior demanda, com 1.216 cirurgias em um ano. Atualmente, o hospital atende à demanda dos 20 municípios da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava e de outros 73 municípios da Macrorregião Leste. Além disso, dá suporte para solicitações de outras Regiões do Estado, encaminhadas pela Central de Acesso à Regulação do Paraná (Care/PR).

ESTRUTURA

Desde 2022, a Funeas cuida da gerência do hospital. A estrutura conta com 112 leitos, sendo 10 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 30 leitos de enfermaria e 72 leitos clínicos cirúrgicos, e 500 profissionais. A obra do hospital iniciou em 2015, e foi entregue parcialmente em 2020 para atendimento exclusivo da covid-19, registrando mais de 3,6 mil atendimentos até junho de 2022, quando passou a ter gestão da Funeas.

Desde então, já foram investidos mais de R$ 103,6 milhões para compra de equipamentos, melhorias na estrutura e custeio da unidade. Agora, o HR dá suporte na realização de procedimentos cirúrgicos eletivos do Estado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo