22/08/2023
Cotidiano

Hospital São Vicente começa a atender usuários do SAS no dia 16

imagem-25845

Após cerca sete meses sem atendimento médico e uma negociação intermediada pelo deputado estadual Cesar Silvestri Filho, os quase 16 mil servidores públicos estaduais de Guarapuava e região podem comemorar o restabelecimento do Sistema de Atendimento à Saúde (SAS), agora com o Hospital São Vicente, de Guarapuava.

Para atender essa demanda o provedor do Hospital São Vicente Antonio Cezar Ribas Pacheco disse que o centro médico estará pronto para começar o atendimento dos servidores nos próximos dias. A data provável de início é a segunda-feira da próxima semana (16), a ser confirmada depois de algumas pequenas reformas internas e reorganização das equipes. “Toda nossa estrutura está mobilizada para dar um atendimento de qualidade aos servidores da região”, afirmou Pacheco.

O contrato de prestação de serviços foi assinado na manhã desta segunda-feira (09) em Curitiba, no gabinete da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), pelo secretário Luiz Eduardo Sebastiani, o diretor do departamento de assistência à Saúde da SEAP, José Fernando Macedo, e o provedor do Hospital São Vicente, Antônio Cezar Ribas Pacheco, com a presença de Cesar Filho.

A contratação do São Vicente foi feita em caráter emergencial, por 180 dias. É uma solução de curto prazo para o problema de atendimento dos servidores da região decorrente do fechamento do antigo prestador de serviços, o Hospital Estrela de Belém, que por decisão própria, devido a problemas internos, interrompeu o atendimento e fechou as portas em novembro do ano passado.
“Em breve teremos uma reformulação completa do SAS, mas a solução do atendimento em Guarapuava era urgente, justificando a contratação temporária. O Governo do Paraná tem o compromisso de dar atendimento de qualidade, trabalha na construção de um novo modelo para a assistência médica, seguindo os princípios da máxima qualidade com o menor custo, que será adotado para todos os servidores do estado”, afirmou o secretário.

Cesar Filho destacou que o resultado positivo das negociações com o Hospital São Vicente só foi possível graças à sensibilidade da nova provedoria da instituição, que desde que assumiu o posto, há cerca de dois meses, vem trabalhando em busca de uma solução para esse impasse. “Quem ganha com isso é o servidor público, porque, além do restabelecimento do serviço, será atendido num hospital que é referência médica em toda a região”, salientou o deputado.

Na região de Guarapuava, que reúne 25 municípios além da cidade-pólo, são 15,9 mil beneficiários do SAS, sendo 7,3 mil servidores e 8,6 mil dependentes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.