22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Saúde

HR de Guarapuava abre 10 novos leitos de UTI para covid-19, anuncia Celso Góes

Pacientes intubados na Upa do Batel serão transferidos para a UTI do HR no começo da tarde desta quinta (1). Enfermaria passa a ter 80 vagas

37ecfc7d-1474-4bb1-b9a0-e5bf920a4351

Pacientes intubados na Upa do Batel serão transferidos para a UTI do HR no começo da tarde desta quinta (1) (Foto: Upa do Batel)

O Hospital Regional de Guarapuava que tem 30 leitos de UTI com lotação de 100% de pacientes do covid-19, abre nesta quinta (1), 10 novos leitos de UTI e 20 de enfermaria. Assim, passará a contar com 40 leitos de UTI e com 80 leitos de enfermaria. Os equipamentos da UTI foram doados este mês pelo Hospital São Vicente e aguardavam recursos humanos. A contratação da equipe é de responsabilidade Hospital Erasto Gaertner, que administra a unidade. Recentemente, a deputada Cristina Silvestri, anunciou a conquista de 30 leitos para o HR. Esses 10 fazem parte desse lote. De acordo com o prefeito Celso Góes, o momento é dramático, com pessoas intubadas na Upa do Batel por falta de vagas nos hospitais.

Eu peço que as pessoas só procurem a Upa em caso suspeito de síndrome respiratória ou em casos de doenças extremamente graves. Em caso de risco de morte, como infarto e derrame, por exemplo. Estamos preparando a Upa do Batel para se transformar na Upa Covid, com atendimento exclusivo para a doença, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Ainda conforme o prefeito, em nenhum momento a pandemia foi politizada em Guarapuava. “Estamos seguindo a ciência e disponibilizando tratamento a partir das comprovações científicas. Mas está liberado também o tratamento precoce, para quem quiser usar”. Na próxima semana, deve ocorrer a contratação de médicos do PSS em Guarapuava, que vai reforçar o atendimento.

UPA DO BATEL

Para se ter uma ideia da gravidade da doença em Guarapuava, na Upa do Batel que já registrou morte recente de paciente com covid-19, existem hoje três pacientes graves. Conforme Janaina Dias, coordenadora geral da Upa do batel, dois pacientes estão intubados com ventilação mecânica (respirador) e um em ventilação não invasiva (máscara de alto fluxo).

Estou com minha sala de emergência lotada com positivos e mais cinco pacientes confirmados com a infecção em oxigênio sendo avaliados. A previsão é que as transferências para o Hospital Regional, ocorram no início da tarde.

Ainda de acordo com a coordenadora que é enfermeira, os três pacientes em estado grave são homens de 64, 75 e 79 anos. Duas mulheres de 51 e 64 anos também estão graves, mas não intubadas.

Não faltam medicamentos, nem analgésicos, nem sedativos na Upa do Batel. Além da 5ª Regional de Saúde que está dando suporte, a Prefeitura comprou máscaras e materiais que estávamos precisando. Também temos oxigênio. Mas o que a gente pede é que neste momento a população redobre os cuidados. Que no feriado, mantenham as medidas de isolamento social e o uso de máscara. É muito triste ver os filhos chegando e não tendo vaga para atender os pais nos leitos de UTI dos hospitais de Guarapuava.

Conforme os dados diários divulgados por Lucas Pauluch no perfil Guarapuava Covid em Gráficos no Instagram, nessa quarta (31), o Hospital regional tinha 100% dos leitos de UTI ocupados. Dos 60 disponíveis na enfermaria, 47 estavam com pacientes.

Recentemente o Portal RSN já mostrou a situação caótica vivenciada pelos profissionais de saúde na UTI do Hospital Regional.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo