22/08/2023



Cotidiano Paraná Saúde

HR de Guarapuava chega a 100% de capacidade pela 7ª vez

O HR conta com 30 leitos de UTI. E todos estão ocupados por pacientes com covid-19 de Guarapuava e vindos de outras Regiões do PR

Hosp Guarapuava

HR de Guarapuava é a única unidade hospitalar que tem ala exclusiva para atendimento da covid-19 pelo SUS no município (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

O Hospital Regional de Guarapuava chegou a 100% de ocupação pela sétima vez em 2021. Os números são referentes aos 30 leitos de UTI disponíveis na unidade hospitalar para atendimento exclusivo da doença. No Paraná, de acordo com o secretário de Saúde, Beto Preto, pelo último censo divulgado no fim da manhã de hoje, a ocupação chega a 96%.

“A situação é muito grave. Eu peço que os paranaenses se conscientizem da gravidade do momento que estamos vivendo”.

O HR é o único hospital com ala exclusiva de atendimento à pacientes com covid-19 que atende pelo SUS. De acordo com a demanda e logística, o Hospital Regional recebe pacientes de todo o Paraná. Conforme a coordenação da ala da UTI do HR de Guarapuava, este é o pior momento da pandemia no hospital.

Além disso, há pacientes na ala da enfermaria da unidade, que aguardam liberação de vagas para internamento na unidade intensiva. Também há a informação que muitos jovens estão indo para a UTI do HR em Guarapuava.

Conforme Beto Preto, pelos últimos números apurados, 811 pessoas aguardam vagas em UTIs e enfermarias em unidades hospitalares em todo o Estado. A Saúde Municipal de Guarapuava deve informar ainda hoje, a quantidade de leitos ocupados por moradores de Guarapuava e de outros municípios. Além disso, quantos pacientes aguardam uma vaga no HR.

INTERNADOS

O Paraná bateu nessa quarta (3), novo recorde de número de internados com covid-19: 4.012 pacientes estavam hospitalizados. Conforme a Sesa, eram 2.143 pacientes com diagnóstico confirmado da doença, 1.857 pacientes em leitos SUS e 286 em leitos da rede particular.

Além disso, havia conforme último boletim, outros 1.869 pacientes internados, aguardando resultados de exames. Nesta semana, o Paraná registou o maior número de confirmações de mortes desde o início da pandemia.

O avanço da doença fez com que o governador Ratinho Junior decretasse no sábado (27), medidas duras de restrição para evitar o avanço da doença. O decreto incluiu o fechamento dos serviços não essenciais no Estado.

Em Guarapuava, empresários e comerciantes exaltados pela suspensão das atividades se dirigiram até a Prefeitura, onde se manifestaram e pediram um posicionamento do prefeito.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo