O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta (9) a ampliação da rede pública de atendimento hospitalar contra o novo coronavírus. Para isso, o Governo do Estado autorizou a abertura do Hospital Regional de Guarapuava, de Telêmaco Borba e Ivaiporã.
De acordo com Ratinho Junior, os novos hospitais regionais serão equipados e estruturados para o atendimento especializado contra a Covid-19. Serão, na primeira fase, 80 leitos adultos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 120 enfermarias.
Em anuncio feito na manhã desta quinta (9), no Hospital do Rocio, em Campo Largo, o governador afirmou que nos próximos 30 ou 45 dias, o Hospital Regional de Guarapuava e os demais, estarão equipados e estarão trabalhando 24 horas por dia.
PARANÁ
O Estado tem capacidade orçamentária para contratar mais 629 novos leitos adultos de UTI em toda a rede hospitalar para uso de pacientes do SUS que necessitem tratamento para a Covid-19. Como isso, o Paraná poderá alcançar 1.128 novos leitos adultos de UTI para atendimento emergencial e exclusivo contra a pandemia.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, a ideia original era de contratar 317 novos leitos de maneira imediata. “Mas, o número foi ampliado para 419 em razão da disponibilidade oferecida pela rede hospitalar estadual, pública e privada”.
Além dos leitos de UTI para adultos, a Secretaria de Estado da Saúde já ativou 1.108 enfermarias e 20 UTIs pediátricas nos hospitais privados e nos universitários. E ainda pode alcançar mais 1.382 enfermarias e 45 UTIs pediátricas, podendo ultrapassar 2.500 novas enfermarias para os pacientes com reações mais moderadas.
Conforme o secretário, o Governo do Estado ampliará os serviços onde eles já existem, colocando à disposição da sociedade a formação técnica dos médicos, fisioterapeutas e enfermeiros. “A estratégia é colocar sete estruturas em obras ou quase finalizadas para atender aos paranaenses. Essa é uma rede exclusiva para atendimento ao coronavírus no Paraná”.
Por fim, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, disse na manhã dessa quarta (8), que virá para Guarapuava nesta sexta (10). Assim, ele e a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde farão uma vistoria nas obras do Hospital Regional.
Leia outras notícias no Portal RSN.