22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Saúde

HSV atinge lotação máxima e não tem mais como receber pacientes

Operando em contingência, direção clínica informa que "serviço encontra-se com sua capacidade ocupacional, física e operacional esgotada"

Hospital São Vicente

Operando em contingência, direção clínica informa que “serviço encontra-se com sua capacidade ocupacional, física e operacional esgotada” (Foto: Jota Terres/RSN)

O diretor clínico do Hospital São Vicente de Guarapuava, médico Eduardo F. Borges emitiu um comunicado neste sábado (15), para as autoridades municipais e estaduais de saúde, informando a superlotação de leitos, devido ao agravamento dos casos de covid-19 no município.

Assim, o comunicado dirigido ao Samu, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde, Central de Leitos, Promotoria de Saúde e 5ª Regional de Saúde, informa que neste sábado tanto os leitos de enfermaria quanto os de UTI estão superlotados. É preciso lembrar que o hospital atende ainda pacientes com outras demandas.

Conforme o médico, a UTI Geral e a UTI Covid, com 15 leitos cada estão ocupadas. Além disso, o Pronto Atendimento do HSV tem seis pacientes aguardando vaga em UTI. Destes três estão intubados, três em ventilação não invasiva e um paciente a caminho, que também é uma possível vaga para UTI.

EMERGÊNCIA

Assim, de acordo com Eduardo Borges em entrevista ao Portal RSN, temporariamente, o atendimento do Pronto Socorro fica restrito para pacientes de Urgência e Emergência até que a situação se normalize ou que os pacientes que aguardam vaga em UTI sejam realocados.

Por causa disso, a direção do HSV informou que o setor de emergência “está impossibilitado de receber pacientes graves devido a falta de espaço físico”. O Pronto Atendimento está com um paciente na sala de emergência, e um paciente a caminho.

Com isso essa unidade informa sobre o agravamento do quadro de lotação em sua unidade de UTI e constatação de que o serviço encontra-se com sua capacidade ocupacional, física e operacional esgotada.

Desse modo, para evitar qualquer risco para os pacientes internados, os hospital colocou em prática, um plano de contingência. Desse modo, esse plano inclui a notificação de superlotação para as autoridades responsáveis do Município e do Estado.

(Documento: HSV)

Além disso, o plano inclui a adequação de equipamentos e equipe médica de enfermagem e multiprofissional que possam fazer frente às necessidades do momento.

O comunicado ainda pede a transferência de casos de alto risco no sistema CARE e instalação de medidas de apoio do serviço de CCIH para atuação preventiva, evitando complicação decorrente do aumento de demanda.

COLAPSO

Atualmente, Guarapuava tem o maior número de casos ativos desde o início da pandemia. O caos vivenciado nas unidades de saúde ocorrem em todo o Paraná e no Brasil. Nesta semana, o Portal RSN teve acesso exclusivo à sala vermelha da Upa Batel, onde pacientes estão intubados.

Uma luta entre a vida e a morte está sendo travada por pacientes graves da covid-19 em Guarapuava. Trata-se de um cenário dramático, em todas as unidades de saúde.

(Foto: Portal RSN)

Por fim, os leitos de UTI do Hospital Regional também estão lotados com pacientes de covid-19. O HR atende pacientes de outras Regiões do Estado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo