22/08/2023



Esportes Guarapuava

Hussein Daruich é o primeiro em dois rankings de Tiro Esportivo

O guarapuavano é considerado um fenômeno mundial na modalidade Fossa Olímpica e passa representar o Brasil em competições internacionais

hussein daruich

Hussein Daruich, fenômeno mundial no tiro esportivo (Foto: Divulgação)

O adolescente Hussein Daruich, de Guarapuava, volta a surpreender o mundo da fossa olímpica, ou ‘tiro ao prato’. Aos 14 anos ele é o primeiro em dois ‘rankings’ da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE). Um deles, o mais importante, é o ‘Qualidade’ no qual Hussein acertou o ‘primeiro lugar geral’. O outro, é o Campeonato Brasileiro adulto/juvenil.

De acordo com a CBTE, a diferença entre um ranking e outro, é que o ‘Qualidade’ avalia os três melhores atletas. Estes representarão o Brasil em competições internacionais. O outro, é a soma de todas as competições e pontuações obtidas durante o ano. Entretanto, esta não é a primeira vez que o talento guarapuavano chama a atenção do Tiro Esportivo no mundo.

Isso porque a trajetória de sucesso de Hussein começou aos 11 anos. Conforme a carreira do atleta, aos 11 anos ele ficou na final do Campeonato Brasileiro. Um ano depois, aos 12 para 13, sagrou-se campeão brasileiro competindo com 96 atletas. Sete juvenis e os demais adultos. E agora, aos 14 anos, lidera os principais rankings da CBTE.

FENÔMENO

Dessa forma, a performance de Hussein o leva a ser considerado um fenômeno. Afinal, nunca na história dessa modalidade, em nível mundial, uma criança chega na posição que ele conquistou. Para se ter uma ideia do talento do guarapuavano, durante o campeonato brasileiro em agosto do ano passado, os atletas deveriam validar 125 tiros, com dois disparos, para chegar à final.

Nessa etapa, o atleta teve direito a 50 tiros com apenas um disparo por vez. E Hussein mirou no alvo acertando 45 pratos e levantando o título. O segundo colocado, um atleta adulto, acertou apenas 39. De acordo com atiradores, no tiro esportivo a modalidade ‘fossa olímpica’ é uma das mais difíceis existentes. Isso porque o atleta tem que acertar os disparos em um alvo em movimento a mais de 100 km/h já na saída. Por fim, esse alvo trata-se de um disco de 11 centímetros por dois centímetros de altura em média.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo