Começou na manhã desta terça feira (22) o 22º Seminário de Iniciação Científica do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Durante dois dias, 92 bolsistas apresentarão os resultados dos projetos de pesquisa que desenvolvem para uma banca avaliadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O programa de iniciação científica oferece uma bolsa de estudos para universitários interessados em desenvolver atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico na instituição.
O objetivo é propiciar aos estudantes a possibilidade de vivenciar o dia a dia dos laboratórios e fazendas experimentais ainda durante o curso de graduação. Após a experiência, que tem duração de até dois anos, muitos decidem direcionar sua carreira para a pesquisa.
As atividades são realizadas em diversas fazendas experimentais do Iapar distribuídas pelo Paraná, sempre supervisionadas por um pesquisador da instituição.
Participam do programa estudantes de Cascavel (FAG), Cornélio Procópio (Uenp), Dois Vizinhos (Unisep), Londrina (UEL, Unifil, Unopar e UTFPR), Palmas (IFPR), Pato Branco (UTFP) e Ponta Grossa (Cescage e UEPG).
Do grupo de 92 integrantes do programa de iniciação científica do Iapar, 55 recebem bolsa do CNPq, 30 da Fundação Araucária (órgão da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná) e sete são contemplados com investimento do próprio Iapar. Os bolsistas são alunos de agronomia, ciências biológicas, ciência econômicas, zootecnia, agronomia, química, tecnologia de alimentos, farmácia, ciência da computação, engenharia ambiental e gestão ambiental.