22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

IAT Guarapuava devolve quatro animais silvestres à natureza

A soltura do veado catingueiro, do cachorro-do-mato e dos dois pássaros trinca-ferro ocorreu no Parque Estadual Salto São Francisco

veado

Os animais estavam em recuperação no Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS), clínica veterinária da Unicentro (Foto: IAT)

O núcleo regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Guarapuava devolveu um veado catingueiro (fêmea), um cachorro-do-mato (fêmea) e dois pássaros trinca-ferro à natureza esta semana. A soltura dos animais ocorreu no Parque Estadual Salto São Francisco, que é uma área de proteção ambiental de 6,9 mil hectares, encravado na Serra da Esperança.

Conforme a Agência Estadual de Notícias (Aen) tanto o veado quanto os pássaros estavam desde dezembro do ano passado em recuperação no Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS). A clínica veterinária fica na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava.

Já o resgate do cachorro-do-mato ocorreu em janeiro. De acordo com os técnicos, os animais devem ter perdido a referência do habitat natural no momento em que foram encontrados. Segundo a chefe de Unidades de Conservação do IAT de Guarapuava, Alline Hlatki, a ação é comum no escritório do IAT no município.

Avaliamos todas as condições para uma soltura segura, seguindo as recomendações necessárias para que o animal não sofra mais e possa ter uma vida tranquila na natureza.

RESGATES

A recondução dos animais ao habitat de origem integra o pacote de ações promovido pelo Governo do Estado. Em 2022 o IAT resgatou 6,9 mil animais silvestres no Paraná. Desde 2019, a fauna silvestre ganhou um novo olhar no Estado. Por isso, no ano passado ocorreu a regulamentação da responsabilidade para o atendimento de ocorrências nos perímetros urbanos e periurbanos.

Desse modo, os atendimentos podem ser registrados na situação de fauna vitimada, quando ocorrem maus-tratos, tráfico ilegal, cativeiro irregular, atropelamento, entre outros. Nestes casos, são necessários atendimento médico veterinário.

Contudo, também existem os registros de resgate e encaminhamento de animais sem necessitar desse atendimento. As situações mais comuns, por exemplo, envolvem aves, gambás e cobras. E ainda, animais encontrados normalmente nas residências.

COMO DENUNCIAR

Denúncias em relação a maus-tratos, tráfico ilegal, cativeiro irregular e atropelamento podem ser feitas ao IAT. Além disso, o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, da Polícia Militar do Paraná também recebem os casos. Por fim, o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde recebe denúncias pelo site da Ouvidoria da Polícia do Estado. Se preferir, ligue para o Disque Denúncia 181.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo