22/08/2023



Guarapuava Região Turismo

IAT interdita trilha do Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança

Trata-se de trilha paralela, não regulamentada pelo órgão ambiental, que o IAT precisou fechar para garantir a segurança dos usuários

img-20220204-wa0052

Conforme o IAT, a trilha que desce até o pé do salto está interditada (Foto: Reprodução/IAT)

A trilha de acesso à base do Parque Estadual Salto São Francisco vai ficar interditada por tempo indeterminado. A medida, anunciada pelo Instituto Água e Terra (IAT) nesta sexta (4), alega motivos de segurança aos visitantes da Unidade de Conservação (UC).

De acordo com o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, a decisão afeta apenas uma trilha do parque, que segue aberto para visitação.

Trata-se de trilha paralela, não regulamentada pelo órgão ambiental, que o IAT precisou fechar para garantir a segurança dos usuários.

Dessa forma, o fechamento é por tempo indeterminado, até que sejam concluídos os estudos para instalação de equipamentos de segurança. Conforme lembra o diretor, é importante que a população acesse o parque somente pela portaria oficial, para evitar acidentes.

PARQUE

O parque, localizado entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, criado em 2010, é um importante reduto para preservação da Mata Atlântica no Paraná, protegendo nascentes e mananciais da Região. Além disso, guarda paisagens incríveis como o Salto São Francisco e o Saltos dos Cavalheiros.

Hoje, a UC conta com portal, recepção, estacionamento, lanchonete, trilha interpretativa, pontes, entre outros. Por fim, trilha principal tem pouco mais de um quilômetro e margeia o Salto São Francisco, uma queda d’água de 196 metros de altura.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo