Um bichinho exótico foi resgatado em Pitanga pela equipe de técnicos do Instituto Água e Terra (IAT): uma coruja da espécie Asio stygius. Popularmente conhecida como ‘coruja-do-diabo’ ou ‘mocho-diabo’, a ave estava na área urbana do município e apresentava ferimentos pelo corpo.
Desse modo, os técnicos encaminharam a coruja ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS), da Unicentro em Guarapuava. A ave recebeu os primeiros atendimentos e segue internada para tratamento. Após a reabilitação, se estiver apta, ela deve voltar à natureza.
Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN) a espécie é facilmente identificada pela íris amarelada nos olhos, e dois tufos longos no topo da cabeça. Entre os olhos apresenta uma mancha clara em formato de gota.
Já o corpo tem coloração marrom-escura a preto, com peitoral cinza amarronzado. De acordo com as informações, a coruja se alimenta majoritariamente de pequenos mamíferos, aves e também de insetos. Atualmente no Paraná a espécie não corre o risco de extinção e está presente nas Regiões Sudeste e Sul do País.
Leia outras notícias no Portal RSN.