22/08/2023


Cotidiano Paraná

IAT retoma concurso público e provas serão em 1º de agosto

Provas marcadas para março de 2020, acabaram adiadas devido à pandemia. São 130 vagas para o quadro técnico do IAT

concurso iat

Provas marcadas para março de 2020, acabaram adiadas devido à pandemia. São 130 vagas para o quadro técnico do IAT (Foto: Alessandro Vieira/AEN)

As provas do concurso público do Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, serão no dia 1º de agosto de 2021. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, existem 130 vagas para profissionais do quadro técnico do Instituto, em todo o Estado.

O concurso estava previsto para março do ano passado. Contudo houve prorrogação devido à pandemia do coronavírus. Assim, o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, lembra que não ocorre contratação de servidores concursados há mais de 30 anos.

O órgão ambiental vem sofrendo uma defasagem de profissionais, pois muitos já se aposentaram. Precisamos dar continuidade às diretrizes de proteção, preservação e gestão ambiental, de forma associada ao Plano de Governo vigente.

Além disso, o Instituto Água e Terra, antigo Instituto Ambiental do Paraná, incorporou os extintos Instituto de Terras, Cartografia e Geologia e o Instituto das Águas do Paraná.

ATUAÇÃO

O IAT atua para proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental paranaense. Além disso, busca melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

Assim, as atividades estão divididas em cinco diretorias: licenciamento e outorga; patrimônio natural; saneamento ambiental e recursos hídricos; gestão territorial, e administrativa e financeira.

CONCURSO

Conforme as informações, as provas serão em Cascavel, Curitiba e Maringá. As informações do cartão de convocação e as orientações e prevenção ao coronavírus estarão disponíveis no dia 23 de julho. Basta acessar o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o www.ibfc.org.br, por meio do edital de convocação.

As vagas disponíveis são para cargos de técnico de manejo e meio ambiente (26), engenheiro químico (19), engenheiro florestal (16), engenheiro agrônomo (20) e geólogo (8). Além desses profissionais, o concurso selecionará biólogo (8), químico (5), engenheiro civil (17), sociólogo (1), geógrafo (3), engenheiro cartográfico (4), arquiteto (2) e médico veterinário (1). Por fim, a remuneração varia de R$ 1.554,33 a R$ 3.730,42, mais bonificações.

DEFASAGEM

De acordo com a Agência, ao longo de 30 anos, desde o último concurso público do órgão ambiental estadual, muitos servidores deixaram as funções pelos mais diversos motivos: aposentadorias, falecimentos, exonerações, demissões, realocações. A situação se agravou em virtude da pandemia da covid-19.

Dessa forma, o momento levou à situação de teletrabalho, profissionais com mais de 60 anos, doenças crônicas e problemas respiratórios. O IAT dispensou todos os estagiários da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Estado do Paraná. Por este motivo, o Concurso Público (Edital SEAP nº 29/2020) foi adiado e agora retomado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo