22/08/2023
Agronegócio

IBGE: 80% da safra agrícola de 2010 já está consolidada

 
A pequena variação (0,1%) na estimativa da safra 2010 do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de junho do IBGE, ante o mês anterior, reflete o aumento nas projeções para as culturas de inverno, como o feijão 3ª safra, milho 2ª safra e o trigo, segundo explicou o gerente de Agricultura do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mauro Andreazzi. Segundo ele, 80% da safra agrícola do País já está consolidada e haverá poucas mudanças na estimativa de colheita de 145,9 milhões de toneladas daqui para frente.
A maior elevação nas projeções, de um mês para o outro, ocorreu no feijão na 3ª safra (11,7%), para 465,49 mil toneladas. Andreazzi explica que a recuperação nos preços do produto estimulou os agricultores a ampliarem a área plantada em todas as regiões produtoras dessa cultura.
Já a projeção de junho do IBGE para a produção de 2010 do milho na 2ª safra é de 19,8 milhões de toneladas, com aumento de 1,3% em relação à projeção divulgada no mês anterior. Segundo Andreazzi, a revisão ocorreu porque houve informações corrigidas para cima nas estimativas de área plantada da cultura nas principais regiões produtoras.
No caso do trigo, houve elevação de 1,8% na projeção em junho em relação a maio, para 5,24 milhões de toneladas, especialmente por causa do aumento da área plantada no Paraná, principal Estado produtor, com cerca de 58% da safra total de trigo do País.
A projeção para a soja, principal produto da safra 2010, com 46,6% da produção agrícola total do País, decresceu em 0,2% em junho em relação a maio, para 68 milhões de toneladas. A pequena alteração, segundo o gerente, deve-se a uma "reavaliação negativa" no rendimento médio da cultura. 
 
Fonte: Agência Estado

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.