22/08/2023
Economia Paraná

IBGE diz que indústria paranaense cresceu 11,5% em janeiro de 2021

A produção industrial cresceu pelo nono mês consecutivo e fechou janeiro de 2021 com acréscimo de 1,5% em relação a dezembro de 2020

normal_renault_0005

A produção industrial cresceu pelo nono mês consecutivo (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

A produção industrial paranaense cresceu pelo nono mês consecutivo e fechou janeiro de 2021 com um acréscimo de 1,5% em relação a dezembro de 2020. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, conforme a pesquisa, o resultado tem ainda mais impacto quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

A evolução de 11,5% é a maior da Região Sul e a segunda do País no período, quase seis vezes superior à média nacional de 2%, já que o Pará teve um desempenho de 13,3% no recorte de janeiro a janeiro. De acordo com Ratinho Junior, os números mostram que o Paraná é muito forte.

“A indústria conseguiu crescer mesmo em meio à maior crise de saúde pública dos últimos 100 anos. Mais de 11% em relação a janeiro de 2020. Ou seja, em relação a um período em que o coronavírus ainda não havia sido identificado em nosso Estado, o que torna o resultado ainda mais relevante”.

EQUILÍBRIO

Ratinho Junior ainda afirmou que os saldos positivos do setor industrial de forma consecutiva, demonstram que o Estado conseguiu equilibrar economia e saúde durante a pandemia, que completa um ano no Paraná no próximo dia 12.

“Buscamos atender os paranaenses disponibilizando hospitais, leitos e medicamentos para que a pandemia tivesse o menor impacto possível na saúde. Mas também criamos mecanismo de estímulo à economia, o que gerou quase 40% dos empregos com carteira assinada ano passado no País.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.