A produção industrial paranaense cresceu pelo nono mês consecutivo e fechou janeiro de 2021 com um acréscimo de 1,5% em relação a dezembro de 2020. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, conforme a pesquisa, o resultado tem ainda mais impacto quando comparado com o mesmo mês do ano passado.
A evolução de 11,5% é a maior da Região Sul e a segunda do País no período, quase seis vezes superior à média nacional de 2%, já que o Pará teve um desempenho de 13,3% no recorte de janeiro a janeiro. De acordo com Ratinho Junior, os números mostram que o Paraná é muito forte.
“A indústria conseguiu crescer mesmo em meio à maior crise de saúde pública dos últimos 100 anos. Mais de 11% em relação a janeiro de 2020. Ou seja, em relação a um período em que o coronavírus ainda não havia sido identificado em nosso Estado, o que torna o resultado ainda mais relevante”.
EQUILÍBRIO
Ratinho Junior ainda afirmou que os saldos positivos do setor industrial de forma consecutiva, demonstram que o Estado conseguiu equilibrar economia e saúde durante a pandemia, que completa um ano no Paraná no próximo dia 12.
“Buscamos atender os paranaenses disponibilizando hospitais, leitos e medicamentos para que a pandemia tivesse o menor impacto possível na saúde. Mas também criamos mecanismo de estímulo à economia, o que gerou quase 40% dos empregos com carteira assinada ano passado no País.
Leia outras notícias no Portal RSN.