Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram um aumento expressivo na proporção de idosos no Paraná. Atualmente, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado. Esse número equivale a 16% da população, ou seja quase o dobro do registrado há 22 anos, quando essa faixa etária representava 8,4% das dos moradores nos 399 municípios.
Conforme o Estado, o envelhecimento da população paranaense é uma tendência que já vinha sendo observada ao longo das últimas décadas. Entre os censos de 2000 e 2010, o crescimento corresponde a 32%, passando de 809 mil para quase 1,2 milhão de pessoas. Enquanto os levantamentos de 2010 e de 2022, o aumento chegou a 47% sendo mais expressivo, incluindo 1,9 milhão. Outro fato apontado pelo Censo é que as mulheres são a maioria entre os idosos, chegando a 55% das pessoas com 60 anos ou mais.
O Paraná conta com a lei estadual n° 21.685/2023 que garante a reserva de passagens rodoviárias intermunicipais gratuitas ou com desconto para pessoas com 65 anos ou mais. Assim, a nova legislação faz parte de uma série de medidas anunciadas pelo Estado voltadas a este público. De acordo com o Governo do Paraná, as ações incluem a transferência de recursos para os municípios para acolhimento aos idosos, a criação de uma Central Judicial específica para a terceira idade e um programa de incentivo ao turismo da melhor idade.
MERCADO DE TRABALHO
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), também elaborada pelo IBGE, apontam que o Estado atingiu a marca de 400 mil trabalhadores idosos. Eles tem idade igual a 60 anos ou mais abrangendo os trabalhadores no terceiro trimestre de 2023 (de abril a junho), o maior patamar da história.
As informações também demonstram que os idosos paranaenses estão ganhando mais. O salário médio dos trabalhadores acima de 60 anos chegou a R$ 3.421 por mês no Paraná no segundo trimestre.
Leia outras notícias no Portal RSN.