Por Cristina Esteche, com assessoria
A Escola Municipal Julieta Anciutti foi a que obteve o maior índice de Guarapuava, entre as 43 da rede municipal, superando a meta proposta pela Secretaria Municipal de Educação para elevar o município no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Com 7,6 pontos, a escola localizada na Vila Buch, no Bairro Bonsucesso, atende 220 crianças. De acordo com a diretora Silvana Santini Bertolli, a união dos professores em torno da melhoria do ensino é uma das principais ferramentas no programa de interação pedagógica desenvolvida no contraturno escolar. “São aulas de reforço de conteúdo, de teatro, de incentivo à leitura, e outras atividades que ajudam a desenvolver o desempenho pedagógico da escola”, disse a diretora à Rede Sul de Notícias. A meta proposta era de 6,1. Em segundo lugar ficou a Escola Antonio Lustosa de Oliveira, com 7,4, enquanto a Elcídia de Santa Maria Pereira, no Bairro Industrial, foi a escola que apresentou a maior evolução, ao passar de 4,5 para 6,5.
Esses desempenhos contribuíram para que Guarapuava superasse a meta do Ministério da Educação para 2013, e o município subisse no cenário educacional do País. Na média geral, Guarapuava subiu de 5,2 em 2011 para 5,8, numa escala de 0 a 10. O prefeito Cesar Silvestri Filho deu mérito aos professores envolvidos.
“O resultado positivo obtido no Ideb em Guarapuava é o reflexo do empenho, dedicação e comprometimento de toda a equipe pedagógica, de professores, pessoal administrativo e apoio, que realizaram um trabalho com competência e responsabilidade, surtindo efeitos positivos no aprendizado dos alunos e, consequentemente, refletindo nos números do Ideb de nossas escolas de Rede Municipal”, afirmou.
GRATIFICAÇÃO
De acordo a Lei Municipal 1970/2011, os professores municipais de Guarapuava, vão receber gratificação pelo percentual de aumento no Ideb. As metas do valor vão ter por base o índice anterior de cada escola. “As escolas que tiveram crescimento no Ideb de 15% a 20% receberão uma gratificação de 20% sobre o salário base. Já as escolas que tiveram aumento de 21% a 25% ou mais vão receber acréscimo de 25%”, explica a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.
Segundo a Lei, são considerados os professores e os servidores cujas matrículas pertencem a todas as categorias funcionais, vinculadas ao município de Guarapuava, que estejam atuando em instituições de ensino. “Esse prêmio, determinado em Lei, tem por objetivo valorizar todos os profissionais da educação, que são os maiores responsáveis pelo nosso crescimento educacional”, diz o prefeito.