por RedeTV Notícias
São Paulo – Internada em hospitais psiquiátricos desde abril de 1952, uma idosa de 95 anos deixou o Hospital Vera Cruz, em Sorocaba (SP), para morar com um filho em São Paulo (SP).
A mulher identificada pelas iniciais M.F.C., já que seu nome não foi divulgado, passou as últimas décadas vivendo como paciente de diversas instituições psiquiátricas e, com a saída do hospital, na última terça feira (24), tornou-se a pessoa mais velha da cidade a deixar o tratamento, segundo a coordenadora de Saúde Mental de Sorocaba, Mirsa Elisabeth Dellosi .
A determinação da mulher, que resistiu apesar de tudo, chama atenção, segundo Mirsa. "O que nos chama a atenção são os 95 anos, de resistência, uma reverência em querer viver todo esse tempo, que nos emociona", diz ela, segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Sorocaba.
De acordo com o prontuário, M.F.C. deu entrada em um hospital psiquiátrico pela primeira vez há pouco mais de 64 anos. Ele ficou no Hospital Psiquiátrico do Juquery, em Franco da Rocha, até 2006, quando foi transferida para o Hospital Mental Medicina, em Sorocaba. Quando a clínica fechou, em 2014, ela foi transferida para o Vera Cruz, de onde saiu diretamente para a casa de um dos seus filhos, que frequentemente visitava a mãe.
Na época em que a mulher foi internada pela primeira vez, o rapaz tinha dois anos de idade. Interessado em levar a mãe para viver ao seu lado, ele construiu um quarto com banheiro na casa onde vive. "Depois que ele construiu esse espaço, nos procurou dizendo estar pronto para levar a mãe", acrescenta Mirsa.
Segundo o comunicado, ao deixar o local, a paciente levou uma mala com seus pertences, agradeceu a todos e, no caminho até o carro, foi acompanhada por outros internos e funcionários da unidade. Apesar da idade e de optar pelo silêncio, ela mostrou-se forte fisicamente e acompanhou toda a movimentação atentamente.