Uma idosa de 71 anos sofreu um mal súbito nessa terça (15) em Guarapuava. E graças aos primeiros socorros e ao atendimento médico, foi salva. De acordo com a Polícia Militar, por volta das 15h05, uma equipe em patrulhamento pela rua Dos Administradores, no Residencial 2000, bairro Morro Alto, moradores informaram que havia uma mulher caída na calçada.
Além disso, os populares que abordaram os policiais afirmaram que ela possivelmente deveria ter sofrido um mal súbito e caído. A equipe constatou o fato, e iniciou o protocolo de reanimação cardiopulmonar no local até a chegada da equipe do Samu. Assim a equipe médica do Samu reverteu a parada cardiorrespiratória após algum tempo.
Em seguida a idosa foi encaminhada com vida ao Hospital São Vicente. De acordo com Stefan W. Negrão, médico hemodinamicista, a idosa chegou muito mal ao hospital após parada cardíaca.
“Foi reanimada pelo Samu e no Pronto Socorro do hospital e então encaminhada para hemodinâmica. Ela sofreu a parada cardíaca devido um grande infarto”. Ainda conforme o médico, a mulher passou por cateterismo e angioplastia. “O procedimento foi um sucesso.Porém agora é preciso esperar para ver se houve ou não, dano cerebral durante a parada cardíaca”. O infarto é a maior causa de morte no Brasil.
Leia outras notícias no Portal RSN.