A deputada estadual Cristina Silvestri confirmou a construção do Condomínio do Idoso em Guarapuava. De acordo com a parlamentar as obras estão previstas para começar já no segundo semestre deste ano. Trata-se de um programa do Governo do Paraná ‘Viver Mais’ citado pelo governador Ratinho Junior em Guarapuava. Ele esteve na cidade nessa quarta (14). O anúncio por parte do governador ocorreu em outubro de 2019.
Cristina Silvestri disse que está respaldada pela Cohapar e pelo próprio governador. “É mais um reconhecimento da importância da nossa Região e, também, da nossa gente”. Desse modo, o programa prevê a construção de 40 moradias destinadas a pessoas com 60 anos ou mais. Estas poderão usufruir de um espaço com estrutura de saúde, lazer e acompanhamento social. E pagando apenas um aluguel social. Ou seja, trata-se de um conceito que garante um atendimento integral à terceira idade.
De acordo com Cristina Silvestri, os moradores terão a oportunidade de conviver com outros idosos. Assim como ter atendimento de médicos e psicólogos periódicos. Além disso, o condomínio terá ainda academia ao ar livre e piscina aquecida.
“Será um lugar apropriado para mulheres e homens da terceira idade descansarem após terem contribuído com a sociedade. Sonho antigo, que me acompanha desde a época em que fui secretária de assistência social de Guarapuava”.
NOVO CONCEITO
Assim o modelo utilizado substitui a tradicional venda ou repasse dos imóveis definitivamente às famílias. Com isso, as moradias serão redirecionadas a outros beneficiários no futuro, após a desocupação. O que permite um caráter permanente de atendimento à população da terceira idade na cidade.
De acordo com o programa, o primeiro condomínio foi entregue em Jaguariaíva. Além desse, está em construção o condomínio de Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Irati e Prudentópolis. Conforme o Governo, o objetivo é chegar à contratação de 21 empreendimentos.
Leia outras notícias no Portal RSN.