22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Igreja Católica Ortodoxa prepara a vinda do Patriarca Nicolas

imagem-142110

Da Redação

Guarapuava – A Igreja Ortodoxa Patriarcado das Nações, com sede no Bairro Bonsucesso, em Guarapuava, prepara a vinda do Patriarca Nicolas, no próximo dia 29 de setembro. O patriarca possui o mesmo status do papa, na Igreja Católica Romana.  Na cidade, ele celebra missa às 19h30 desse dia, mas antes, às 15 horas, abençoará a área onde será construída uma capela em honra a São Miguel, no Jardim Araucária.

A Patriarcado das Nações nasceu em Guarapuava com a celebração da primeira missa pelo Monsenhor Miguel, no dia 07 de dezembro de 2015, na sede da Associação do Banco do Brasil (ABB). Envolto em polêmica provocada pela Diocese de Guarapuava, que o acusou por falsidade ideológica, o Monsenhor Miguel deu a volta por cima ao comprovar o seu sacerdócio. “É muito feio um religioso ficar brigando com o outro. Somos uma comunidade desafiadora diante de perseguições e incompreensões, dentre outros desafios”. Segundo o Monsenhor, a igreja hoje possui cerca de 300 fieis.

A igreja é católica, porém, não romana, mas ortodoxa. "É autocéfala, ou seja, não depende em nada de outra igreja ou jurisdição canônica (Vaticano). Foi fundada em Jerusalém no ano 33 com base no Ministério de Jesus Cristo sobre a terra, tendo sido confiada, inicialmente, aos apóstolos e, posteriormente, aos bispos.

“Nossa igreja foi confirmada com Pentecostes, em Jerusalém, na Casa de São Marcos”, diz o Monsenhor Miguel, que veio de Goiás, onde cursou filosofia, iniciou teologia e estudou na Grécia.

Apesar de ser pequena – em Guarapuava conta com cerca de 300 fieis  – não é que as demais igrejas apostólicas e episcopais. Mantém a sucessão legítima, pela transmissão do dom do Espírito Santo, através da imposição das mãos e da oração consagratória de um ou mais bispos legítimamente consagrados.

Santo Inácio de Antioquia (107 d.C.): disse: aonde está o Bispo, aí está a Igreja e aonde está a Igreja, aí está o Bispo", cita o Monsenhor.

DIFERENÇA

Seguindo os preceitos e dogmas do Cristianismo, pouca coisa a diferencia da igreja sediada em Roma. A sua sede, por exemplo, é em Paris, onde o Patriarca Nicolas reside. Mas há também aspectos disciplinares diferentes, como é o caso do celibato, que é opcional. Mas para casar tem que ser antes de entrar para o sacerdócio, Depois, só com permissão do Patriarca. A principal diferença, porém, está nos costumes e nas tradições da Igreja. Segundo o Monsenhor Miguel, o rito utiliza como principais liturgias, a de São Tiago, que é o rito siríaco e de São João Crisóstomo, que é o rito bizantino.

“Temos os mesmos sacramentos da católica romana, mas nos mantemos fiel ao início de tudo pelos apóstolos, sem alterar a nossa doutrina”.

Outra diferença é que a comunhão distribui pão fermentado feito pelo próprio padre ou por uma pessoa consagrada, como acontecia com a católica romana antes do Concílio de Trento.  “Obrigatoriamente, na nossa doutrina a comunhão é dada na boca do fiel”.

SERVIÇO

A Igreja Patriarcado das Nações fica na Avenida Sebastião de Camargo Ribas, 764, em sede provisória, em Guarapuava. As celebrações acontecem às quartas, às 14h30 e 19h30 e aos domingos, às 19h30.

Mais informações: www.arcanjomiguel.com.br

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo