Para os ucranianos, a Páscoa representa uma das celebrações mais significativas tanto no calendário religioso quanto cultural. Dessa maneira, a preparação para esta festividade se inicia com a Quaresma, um período de preparação espiritual que precede a ressurreição de Cristo. Durante este momento, práticas como o jejum e a abstinência são feitas.
Na Igreja Ucraniana de São Josafat, em Prudentópolis, é uma tradição nos dias que antecedem a Páscoa a adoração ao Santo Sudário, guardado e cuidado pelos Cossacos. Eles são voluntários que se disponibilizam para vigiar o Santo Sudário, enquanto os cristãos o adoram.
Durante esses dias, a comunidade ucraniana de Prudentópolis constrói uma pequena aldeia, com carroças, artefatos, ferramentas e cabanas, tentando assim recriar as comunidades ucranianas que faziam esses costumes. Na tarde do domingo de Páscoa (31), ocorre nos pátios ou ao redor das igrejas ucranianas a popular Haílka. Essa que consiste em brincadeiras, cânticos e danças entoados pela comunidade ucraniana, principalmente pelos jovens, simbolizando a celebração da ressurreição de Cristo.
EM GUARAPUAVA
Na Paróquia Assunção de Nossa Senhora e na Igreja Ucraniana São Nicolau – Madeirite em Guarapuava, a programação litúrgica para o período da Páscoa inclui uma série de celebrações. Neste sábado de aleluia (30), a missa terá Bênção das Paskas (pão especial e ritualístico da Páscoa, enfeitado com ramos de trigo, folhas, flores, feitos com a própria massa). Assim, será às 17h na Comunidade São Nicolau e às 19h na Paróquia Assunção de Nossa Senhora.
Leia outras notícias no Portal RSN.