Nessa semana teve início a II Jornada de Psicologia da Faculdade Guairacá, que este ano traz como tema “Compromisso com a Subjetividade: 50 anos Construindo e Desconstruindo a História”.
Na segunda-feira, 14, foi realizada a pré-jornada, onde acadêmicos apresentaram alguns estudos de caso do Projeto Aprender, coordenado pelo Prof. Ms. Antonio Alexandre Pereira Junior. E na terça-feira, 15, a semana de estudos teve início com a palestra ministrada pela Prof. Dra. Rozilda das Neves Alves, da Universidade Estadual de Maringá.
A prof. falou sobre sua trajetória acadêmica e sua pesquisa de Doutorado, que versa sobre mulheres com HIV, discutindo e analisando sobre a percepção do risco de infecção e sobre o preconceito. “A partir do diagnóstico positivo, é como se tivessem que mudar a maneira como elas veem a si mesmas para poder conviver com o HIV, e aí tem toda uma leitura da história de gênero, de identidade, como que a gente lida com os estereótipos pra poder olhar pra essa nova mulher que agora é soro positivo”.
Em sua fala, Rozilda ressaltou ainda, a importância de se entender o contexto onde essa mulher está inserida para compreender melhor a situação. “Como profissionais de Psicologia, a gente não pode olhar apenas para aquilo que está internalizado. Todo sujeito nasce num contexto histórico, então precisamos entender também a história dessa pessoa a partir do contexto em que ela vive, da cultura que está imersa que também está a impregnando com estigmas, com conceitos que ajudam a formar a identidade e a personalidade dela”.